Prefeito de Bonfinópolis de Minas quer Réveillon e Carnaval no parque de exposições

1348
Parque
Parque de Exposições
Publicidade

Donizete Antônio dos Santos esclareceu os motivos da transferência das duas festas, na rádio local, nesta quarta-feira (16). A principal preocupação do gestor é com a segurança do público

A população de Bonfinópolis de Minas está acostumada a participar do Carnaval, Réveillon e outros eventos, na Praça Silvézia Cândida, que fica na entrada da cidade. Mas, na visão do prefeito, Donizete Antônio dos Santos está cada vez mais perigosa a realização de grandes festas no local. Segundo o gestor, o aumento do tráfego de veículos nos últimos anos também intensifica o risco de acidentes. A proposta do prefeito é a de levar os dois eventos para o Parque de Exposições Henrique Luiz Brandão. A ideia é que a mudança comece a partir do feriado 1º de janeiro.

O parque de exposições pertence ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No local, é realizada a principal festa da cidade, a Expobom. A intenção do prefeito é de investir em melhorias estruturais como a pavimentação inicial de 4 mil metros quadrados do espaço e, posteriormente, na construção de sanitários. Como o local é de propriedade privada, para que a Prefeitura possa destinar recursos para as obras, é preciso da aprovação dos vereadores da Câmara Municipal.

Praça Silvézia Cândida
Praça Silvézia Cândida

A Praça Silvézia Cândida é o cartão postal do município e Donizete reconhece que a mudança do local de festas pode provocar polêmica entre os moradores. Na intenção de esclarecer os pontos positivos e negativos, o prefeito participou da programação da rádio local, nesta quarta-feira (16). A Prefeitura disponibilizou uma enquete para que os moradores possam participar, dando a opinião sobre a possível mudança.

“Toda mudança traz um primeiro impacto, mas a proposta é no sentido de buscar melhoria e preservar, acima de tudo, a segurança do público e de quem trafega pela cidade. Eu vejo que nesse momento a gente tem que deixar a paixão de lado e usar a razão. E a razão nos impõe o dever de cuidar, principalmente da questão da segurança. Festa é muito bom, mas não adianta se ela oferece riscos de acidentes. A gente tem que minimizar esses riscos “, comentou na rádio.

Ouça a fala do prefeito na rádio

Comércio

Com a transferência das festas para o parque de exposições, os comerciantes, como donos de bares, localizados na rua da praça, certamente serão prejudicados. De acordo com Donizete, esses comerciantes serão deslocados para o parque nas datas dos eventos e os outros encontros culturais, que reúnam um número menor de pessoas, continuarão sendo realizados na praça.

Parque de Exposições

O Parque de Exposições Henrique Luiz Brandão fica afastado do centro da cidade, o que pode torná-lo mais apropriado para os festejos, já que ameniza o barulho e eventuais transtornos aos moradores. Além disso, o espaço amplo pode proporcionar maior conforto ao público, mas, como reconheceu, o prefeito, é preciso investir em melhorias.

Frutibom

O prefeito aproveitou o espaço na rádio para falar sobre o Projeto de Apoio à Fruticultura de Bonfinópolis de Minas (Frutibom), Projeto de Lei 26/2019, que poderá conceder apoio financeiro no valor de até R$ 12 mil por hectare produzido por meio de irrigação. A meta é atender 30 produtores em 2019 e 30 em 2020.

Ouça e fique por dentro

Donizete adiantou que um seminário, promovido por um técnico da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), especialista em fruticultura e também por um profissional Abrafrutas (Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), será realizado em novembro, para capacitar os produtores e potencializar a produção de frutas em Bonfinópolis.