20.5 C
Brasília
sexta-feira, junho 21, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Bombeiros alertam população para riscos de afogamento

    Ocorrência mais comum do que as pessoas imaginam, os afogamentos têm sido um dos chamados recorrentes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) durante este período de férias e verão.

    Somente nesse domingo (15/1), a corporação atendeu diversas ocorrências envolvendo afogamento no estado. Ao todo, foram oito chamadas, com seis óbitos registrados, além de duas crianças ainda desaparecidas.

    No ano passado, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registrou 261 mortes por afogamento,129 nos fins de semana, quando a população procura se divertir em banhos de rio, lagoa, cachoeira e piscina.

    A corporação destaca uma série de cuidados básicos e fundamentais para que ninguém corra riscos ou exponha a si e aos outros a situações de perigo enquanto aproveita os dias de calor em um programa aquático.

    Veja dicas:

    • Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa;
    • Prefira estar sempre acompanhado;
    • Atente-se às observações dos locais;
    • Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas;
    • Procure sempre local em que exista a presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros;
    • Evite fazer uso de bebidas alcoólicas antes de entrar na água;
    • Fique sempre ao alcance de alguém;
    • Evite saltos e não faça brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”);
    • Não tente salvar pessoas que estejam se afogando sem estar devidamente habilitado. Ao invés do contato direto, busque sempre algum tipo de flutuador para tirar alguém da água;
    • Jamais deixe crianças sozinhas, mesmo na margem de lagos, rios, piscinas;
    • Em embarcações, use sempre coletes salva-vidas;
    • Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES