20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Copasa explica como solicitar ligações de água e esgoto

    Ter a confiança e a segurança de que a água que chega nas residências está adequada para o consumo e que o esgoto está sendo coletado e recebendo o tratamento adequado é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos mineiros. A Copasa está há mais de 60 anos cuidando da água e gerando valor para as pessoas por meio do fornecimento de água de qualidade e no tratamento sanitário do esgoto em centenas de cidades mineiras.

    Nesse sentido, contar com ligações de água tratada e de coleta de esgoto é um aspecto importante para evitar doenças, facilitar as atividades diárias e domésticas, diminuir a incidência de pragas, valorizar os imóveis e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente.

    E esses serviços podem ser solicitados gratuitamente pelos canais de atendimento da Copasa, como o site www.copasa.com.br, pelo WhatsApp 31 99770-7000, ou pelo atendimento 115 ou 0800 0300 115. O cliente deve estar de posse dos documentos obrigatórios e já realizado as especificações exigidas para cada uma das solicitações.

    Ligações de água

    Para solicitar a ligação de água para pessoas físicas, o proprietário do imóvel deve reunir CPF, carteira de identidade ou um dos documentos: CNH, carteira de entidade de classe, de trabalho ou passaporte.

    Já para pessoa jurídica os documentos necessários são: CNPJ; contrato social; última alteração contratual; estatuto social; Certificado da Condição Microempreendedor Individual (CCMEI); Convenção do condomínio e ata de nomeação do síndico; Ato constitutivo da entidade religiosa e ata de eleição da atual diretoria. Além do CPF e do documento de identificação do sócio ou síndico e, em caso de representante legal, deve-se apresentar o CPF, documento de identificação e procuração concedida por, no mínimo, um dos sócios.

    Também é necessário apresentar os documentos que comprovem a regularidade do imóvel localizado em áreas urbanas, que incluem a certidão de número ou Habite-se ou declaração semelhante emitida pela prefeitura municipal, constando nome do logradouro, número predial e bairro.

    Nos casos de edificações em construção, a Copasa orienta os clientes a apresentarem documentos alternativos que contenham o endereço completo do local para onde está sendo solicitada a ligação nova e pelo menos um dos documentos a seguir: alvará de construção, alvará de licença de localização, escritura pública, planta de arquitetura aprovada pela prefeitura, registro do imóvel ou IPTU.

    Já para os imóveis localizados em áreas urbanas de interesse social é necessário apresentar a anuência expressa do poder público municipal competente ou documentação comprobatória de caracterização da regularização de propriedade como sendo de interesse social, incluído legislação específica, conforme o caso, ou licença ambiental, quando legalmente exigível.

    Com esses documentos em mãos, o cliente pode solicitar a ligação pelos canais de relacionamento e, após a solicitação, o proprietário deve preparar o local para a implantação do conjunto de ligação – que vai variar de acordo com a solicitação – para que possa ser feita a instalação do hidrômetro pela Copasa. Para isso, a Companhia disponibiliza uma cartilha com as especificações de cada tipo de conjunto de ligação, que pode ser acessada neste link.

    Ao fim da instalação do conjunto de ligação, a Copasa realiza a vistoria para verificar se o serviço está de acordo com as diretrizes da Companhia. A cada edificação é concedida uma única ligação de água. Caso o seu imóvel necessite de uma segunda ligação, consulte a Copasa antes de tomar qualquer providência.

    Ligações de esgoto

    Quando há rede de esgoto disponível nas ruas, os imóveis localizados na via devem obrigatoriamente estar conectados. Para isso, o proprietário do imóvel residencial ou comercial deve consultar a Copasa por meio dos canais de atendimento para saber se o sistema está disponível na sua rua e se a residência possui as condições necessárias para fazer a conexão.

    Após essa verificação, o cliente deve providenciar a construção dos ramais internos (que são um conjunto de tubulações internas do imóvel), além da caixa de gordura e da caixa de inspeção, também chamada de caixa de passagem. Em seguida, ele pode solicitar a ligação à rede de esgoto pelos canais de relacionamento, observando a mesma documentação prevista para a ligação de água.

    A Copasa só realiza a ligação de esgoto após uma vistoria e aprovação do ramal interno. Por isso, a empresa disponibiliza uma cartilha com as especificações e diretrizes para construção do ramal interno, que pode ser acessada neste link.

    Um aspecto importante que deve ser observado com atenção é a correta separação das redes de esgoto e as redes de drenagem pluvial, que não devem ser conectadas juntas. Quando isso acontece, pode ocorrer extravasamento do esgoto para o interior do imóvel, a poluição de mananciais e rios e a danificação das redes coletoras.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES