20.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 23, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Defesa Civil de Minas Gerais alerta para possibilidade de tempestade severa

    A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) alerta a população mineira para a possibilidade de chuva intensa com acumulados pluviométricos significativos, ventos fortes, granizos e raios entre a tarde desta sexta-feira (19/1), durante todo o fim de semana, e até às 10h de segunda-feira (22/01) para grande parte do estado de Minas Gerais.

    De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), uma nova frente fria no litoral do Sudeste brasileiro deixará o tempo muito instável e há previsão de tempo severo com tempestades nível 1 e 2 para boa porção do estado, com exceção das mesorregiões Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri, onde há possibilidade de chuvas não severas.

    Para o fim da tarde de sexta (19/1), há previsão de chuva forte no Sul, Zona da Mata e Centro, incluindo Belo Horizonte e a Região Metropolitana.

    No sábado (20/1), a previsão é de tempestade severa no Triângulo/Alto Paranaíba, Sul de Minas, Oeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Central Mineira, sul do Jequitinhonha, sul do Norte e sul do Noroeste Mineiro. Já para o norte do Noroeste e em áreas das regiões Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri, há previsão de tempestades isoladas.

    Para domingo (21/1), a previsão é de tempestade severa novamente, com chuvas intensas com acumulados pluviométricos significativos, ventos fortes, granizos e raios em todas as regiões de Minas. Para mesorregiões Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri há previsão de tempestades não severas.

    Diante da previsão, é importante que todos os mineiros estejam atentos. Por isso, ressaltamos a importância de se cadastrar no sistema de emissão de alertas meteorológicos. O serviço é gratuito, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.

    Dicas de prevenção:

    1. Antes de sair de casa, consulte as condições da estrada e mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos. Só siga adiante se a água estiver abaixo do meio da roda.

    2. Não tente atravessar enxurradas.

    3. Em caso de raios e tempestades, procure abrigo em construções e veículos. Se estiver ao ar livre e não houver abrigo disponível, posicione-se em posição de agachamento, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.

    4. Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível.

    5. Após a ocorrência do deslizamento, não retorne à área de risco, até que as autoridades deem a devida liberação e garantam a segurança.

    6. Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES