20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Fundação Pró-Sangue faz apelo por doações antes do feriado

    Às vésperas do feriado prolongado do Dia de Finados, celebrado na próxima quinta-feira (2), o governo de São Paulo divulgou informe em que busca mobilizar a população a doar sangue para garantir o abastecimento de bancos da Fundação Pró-Sangue. A preocupação das autoridades é com a possibilidade de aumento da demanda no período, devido ao movimento intenso nas estradas, o que pode gerar mais acidentes.

    Atualmente, os estoques de sangue dos tipos O+ e O- estão em nível crítico na fundação, o que significa que a quantidade disponível é suficiente para atender pacientes em até dois dias, em média. Já os tipos A- e B- estão em alerta para possível desabastecimento.

    Segundo a diretora de Relações Externas e Intercâmbios da entidade, Carla Luana, em feriados, os estoques tendem a cair de 30% a 40%. “Por isso, pedimos que as pessoas compareçam aos hemocentros antes dos feriados. Uma doação pode beneficiar pelo menos três pacientes. A bolsa de concentrado de hemácias tem validade de 42 dias e o plasma, de pelo menos um ano”, explica.

    Mensalmente, a fundação coleta e processa aproximadamente 10 mil bolsas de sangue, destinadas ao atendimento de mais de 80 instituições públicas de saúde da rede estadual. Algumas das unidades às quais distribui o sangue coletado são o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

    Requisitos básicos para doação:

    • Boas condições de saúde;

    • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

    • Pesar no mínimo 50 quilos;

    • Estar descansado;

    • Estar alimentado (sem alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem o procedimento);

    • Apresentar documento original com foto recente.

    Principais impedimentos temporários:

    • Resfriado (aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas);

    • Gravidez;

    • Amamentação;

    • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

    • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis;

    • Exames endoscópicos, extração dentária e cirurgias com anestesia geral;

    • Vacinas (consultar Pró-Sangue ou outro local de doação);

    • Viagens (consultar Pró-Sangue ou outro local de doação).

    Principais impedimentos definitivos:

    • Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV e doença de Chagas;

    • Uso de drogas ilícitas injetáveis.

    A lista completa com os requisitos pode ser acessada no site www.prosangue.sp.gov.br. O horário de atendimento dos postos e outras informações também estão disponíveis de forma online.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES