20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Governo de Minas cria painel de oportunidades para aproximar jovens do mercado de trabalho

    Aumentar a empregabilidade e ampliar as perspectivas para os jovens rumo ao mercado de trabalho. Esses são os objetivos do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), com a criação de um painel de oportunidades, o Talentos da Educação. A plataforma unificada é gratuita e pública, e reúne informações sobre a disponibilidade de jovens profissionais qualificados nos municípios mineiros.

    A iniciativa foi criada para dar maior visibilidade aos jovens que estão se formando por meio do programa Trilhas de Futuro e das turmas de educação profissional da rede, aproximando-os das oportunidades de trabalho e das empresas que estão buscando profissionais qualificados e recém-formados. A novidade já está disponível no site do Trilhas e pode ser acessada neste link.

    O Talentos da Educação traz informações sobre o número de estudantes de cada curso técnico das escolas estaduais que oferecem educação técnico-profissional, das instituições cadastradas no Trilhas, bem como a previsão de conclusão dos cursos.

    O usuário da plataforma pode filtrar os dados por município, regional, curso técnico e data prevista para a conclusão dos estudos. Essa medida aproxima as empresas dos estudantes e possibilita uma chance maior de inserção desses jovens no mercado de trabalho.

    reunir, em um só local, informações que facilitem o recrutamento das empresas e forneça oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional aos jovens estudantes.

    “Com isso, a gente consegue aproximar os dois polos e, assim, tanto a empresa que está demandando, quanto a instituição ofertante do curso, tem um contato mútuo para levar esses estudantes que formam às vagas que estão sendo oportunizadas”, pontua a coordenadora de Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.

    1MiO

    Uma outra frente de atuação para ampliar as possibilidades dos jovens é o programa Um Milhão de Oportunidades para o Futuro (1Mio) – Minas Gerais, parceria entre o Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, e o Governo de Minas, por meio do programa Trilhas de Futuro. Para isso, são oferecidos gratuitamente cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio, com foco na inclusão socioprodutiva, conectividade, desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e transição positiva.

    A parceria tem como objetivo principal promover o engajamento, juntamente com o setor privado, para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional e acesso ao mundo do trabalho nas categorias de aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens, de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade.

    Ambas as iniciativas — Talentos da Educação e 1MiO – Minas Gerais — visam qualificar e inserir os jovens no mercado de trabalho, com capacidade e preparação para disputarem uma vaga.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES