20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Governo de Minas publica cronograma e critérios de inscrição para a 4ª edição do Trilhas de Futuro

    O maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido pelo Governo de Minas, o Trilhas de Futuro, divulgou o cronograma para a 4ª edição, no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (29/9). A Resolução SEE nº 4.915, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), traz todas as informações para quem deseja uma oportunidade de formação para o mercado de trabalho, de forma gratuita. O período para as inscrições da nova edição está previsto para começar em 9/11. Já o início das aulas, está previsto para março de 2024. O candidato precisa estar atento, pois houve mudanças nos critérios de distribuição das vagas. O documento pode ser acessado neste link.

    O programa Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas ou privadas em diversas regiões do estado. O objetivo é capacitar os jovens para alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho. O público alvo são alunos oriundos do ensino médio da rede estadual de ensino, e as vagas residuais seguem para estudantes da rede municipal, privada e demais interessados. Além do curso técnico gratuito, o estudante recebe uma ajuda de custo para alimentação e transporte de R$ 20 por dia.

    Os cursos técnicos escolhidos para fazer parte do programa Trilhas de Futuro são fruto da escuta ativa, junto do setor produtivo e as empresas distribuídas no estado. É feito um mapeamento do setor, visando entregar às áreas específicas, mão de obra qualificada, atendendo a necessidade do setor produtivo. Atualmente, o programa disponibiliza, em mais de 130 municípios do estado, 82 cursos profissionalizantes.

    Mudanças nos critérios de distribuição de vagas

    A grande novidade desta edição é que os estudantes do primeiro ano do ensino médio poderão se inscrever, contanto que apresentem até o início das aulas, em 2024, o comprovante de matrícula no 2º ano do ensino médio. O período de comprovação de matrícula do ensino médio para os inscritos que estavam no 1° ano em 2023 vai de 18/12 a 1/3/2024.

    Houve uma outra mudança no critério de distribuição das vagas: estudantes que já foram matriculados e concluíram o Trilhas de Futuro em edições anteriores ou desistentes (se matricularam e desistiram) do Trilhas de Futuro 2ª e 3ª edição, não poderão se inscrever nesta edição.

    Últimos dias para credenciamento das instituições

    Ainda está aberto o período para as instituições de ensino formalizarem a solicitação de credenciamento para ofertar cursos técnicos no programa Trilhas de Futuro. As instituições têm até a próxima terça-feira (3/10) para formalizar a solicitação de credenciamento via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O edital pode ser acessado neste link.

    O manual de credenciamento com todas as informações sobre as etapas e documentação necessárias está disponível nesta página.

    As instituições interessadas deverão apresentar a solicitação de credenciamento e a proposta de cursos acompanhada da documentação prevista no edital, exclusivamente em meio eletrônico e através de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme orientações disponibilizadas no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES