20.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    MPMG celebra Acordo de Cooperação Técnica com a PF para compartilhar informações e planejar ações conjuntas de enfrentamento à criminalidade

    O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por intermédio do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI), celebrou, nesta sexta-feira, 5 de agosto, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal (PF). O Acordo tem por objeto o desenvolvimento e o compartilhamento de tecnologias e de recursos de informática, com extração, análise e difusão de sistemas, de dados e de informações, bem como o planejamento e o desenvolvimento das Instituições.

    Assinaram o ACT o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; a coordenadora do GSI, Vanessa Fusco Nogueira Simões; o delegado regional executivo e superintendente regional substituto da Polícia Federal em Minas Gerais, Alexandre Silveira de Oliveira e o delegado-chefe do setor de inteligência da Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Thiago Severo de Rezende.

    Dando início aos pronunciamentos, a promotora de Justiça Vanessa Fusco Nogueira Guimarães citou que, no ano de 2002, período em que Belo Horizonte apresentava alta taxa de homicídios em decorrência do crack, houve a necessidade de que as Forças de Segurança instituíssem um modelo mais assertivo e célere no combate à criminalidade. “Foi criado o Programa de Controle de Homicídios, em que as forças de segurança pública estadual e federal reuniram-se em um grupo chamado de intervenção estratégica para a troca pontual de informações e planejamento de operações após a escolha dos locais alvos de alta incidência de homicídios”, disse.

    Segundo Vanessa Fusco, ainda nessa época, os membros do MPMG tinham o desafio de reunir as informações de diversas fontes, sejam estaduais ou federais, públicas e privadas. “Firme no desejo de melhor servir a sociedade, o Ministério Público mineiro realizou um robusto investimento em tecnologia. Assim, o Gabinete de Segurança e Inteligência do MPMG criou uma das mais eficientes ferramentas para auxiliar os membros no desempenho da atividade-fim, destinada a prover informações para o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro, ao crime organizado e tantos outros delitos que afligem a sociedade. Com isso, surgiram os parceiros e o Ministério Público não mediu esforços para fortalecer essa união. Formamos, portanto, uma rede de integração que beneficiará toda a sociedade”, afirmou.

    O delegado regional Alexandre Silveira de Oliveira disse que a Polícia Federal constantemente busca parcerias para melhor desempenhar as suas funções institucionais. “A Polícia Federal valoriza muito a realização de Acordos como esse e estamos muito satisfeitos pela oportunidade. É nosso objetivo fortalecer a cooperação e ampliar ainda mais essas parcerias”, ressaltou.

    Encerrando a solenidade, o procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior afirmou que estabelecer parcerias amplia e potencializa a atuação do MPMG. “Cada instituição tem seu campo de competência e atribuições mas, na verdade, nós somos uma única instituição: o Poder Público. E o Poder Público precisa ter essa integração”, concluiu.

    SourceMPMG
    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles