20.5 C
Brasília
sábado, abril 13, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Serasa faz alerta contra o Golpe do FGTS

    No capítulo desta semana da série “Sempre Alerta”, conteúdo produzido com o objetivo de ajudar o consumidor a identificar e evitar golpes financeiros, a Serasa traz dicas sobre como se proteger do “Golpe do FGTS”.

    Ao contrário de outras fraudes, essa é considerada ainda mais sofisticada. Os criminosos entram em contato com os consumidores por meio de mensagens informando que há dinheiro do FGTS disponível para saque. As mensagens vêm com links para sites falsos, nos quais a vítima responderia uma rápida pesquisa sobre os últimos valores sacados do benefício. Em seguida, a pessoa é direcionada para uma nova página, com espaço para preencher com dados pessoais.

    Com as informações confidenciais das vítimas em mãos, os golpistas conseguem fazer empréstimos, pedir cartões de crédito, abrir contas em bancos e até sacar o FGTS. Além disso, disponibilizam “prêmios” para as pessoas que compartilharem o link do site falso com familiares, amigos e conhecidos.

    Caí no golpe do FGTS. E agora?

    A Serasa orienta os consumidores a verificarem se houve redução do saldo do FGTS no app ou site da Caixa Econômica Federal. Caso o valor tenha diminuído, sem que tenha feito um saque, a recomendação é se dirigir imediatamente a uma agência da Caixa para verificar a situação.

    Em caso positivo, faça um Boletim de Ocorrência e retorne à agência da Caixa para pedir a abertura de processo de contestação do saque. O banco tem até 60 dias para retornar o pedido e confirmar se o dinheiro retornará para a conta.

    Cinco dicas para evitar cair no Golpe do FGTS

    1 – Não confie em mensagens de canais não oficiais: E-mails e contato via WhatsApp são os meios mais comuns de atrair vítimas. Por isso, fique atento quando receber mensagens suspeitas e confirme se são os canais oficiais da empresa.

    2 – Acompanhe o calendário liberado pela Caixa Federal: Busque informações nos canais autorizados e matérias divulgadas na imprensa sobre a liberação de saque do FGTS. A partir da checagem em veículos confiáveis é possível identificar se o calendário é verdadeiro e seguir com os processos. Mesmo assim cuidado: os golpistas costumam usar os momentos de disponibilização do saque para agir mais à vontade.

    3 – Cheque a segurança do site: Para verificar se a página conta com o protocolo de segurança, basta observar na barra de endereço do navegador e buscar pelo cadeado fechado cinza escuro ao lado esquerdo da url.

    4 – Faça consultas em sites e Redes Sociais: Uma outra dica da Serasa é pesquisar reclamações de outras pessoas em sites e nas redes sociais antes de informar qualquer tipo de dado pessoal.

    5 – Use senhas fortes e atualizadas: Com alguns simples procedimentos de segurança, os cuidados são redobrados, como atualizar as senhas mais importantes de tempos em tempos e utilizar a autenticação de dois fatores sempre que possível. Além disso, misture letras, números e caracteres especiais para montar senhas fortes em diferentes plataformas.

     

     

    SourceSerasa
    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles