20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Com estoque crítico, Hemocentro de Brasília convoca doadores de sangue

    A Fundação Hemocentro de Brasília está com estoque crítico para os tipos sanguíneos O positivo e A positivo. A situação é resultado da queda de 16% nas doações de sangue, observada nos últimos 30 dias, comparado com setembro. Os estoques para os tipos O negativo, B negativo e A negativo também estão em níveis baixos.

    Para manter o estoque estratégico e atender toda a rede pública do Distrito Federal, além de hospitais conveniados, o Hemocentro precisa receber pelo menos 180 doações por dia, como explica a gerente de Captação, Registro e Orientação de Doadores, Kelly Barbi.

    Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue
    “Nas últimas semanas, não estamos conseguindo atingir nossa meta diária de doações. Precisamos de doadores de sangue, especialmente para abastecer a rede pública no próximo mês de novembro, em que teremos muitos feriados”, destaca.

    As doações também precisam ser contínuas porque alguns hemocomponentes – as partes do sangue que vão para os pacientes – têm validade limitada. As plaquetas, usadas em tratamento contra cânceres, por exemplo, têm duração de apenas cinco dias.

    Halloween

    O Hemocentro convidou doadores a comparecerem caracterizados na instituição nesta terça-feira (31) para comemorar o Halloween. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac -DF), um dos parceiros da ação, vai caracterizar os servidores responsáveis pela coleta de sangue.

    Doe sangue

    O agendamento da doação de sangue é obrigatório e pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h (no feriado de Finados, 2 de novembro, o Hemocentro estará fechado).

    Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES