20.5 C
Brasília
domingo, maio 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Site DF no Ponto tira dúvidas sobre linhas de ônibus no Túnel Rei Pelé

    Com a retomada da operação dos ônibus nas faixas exclusivas e vias marginais do Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, é comum que surjam dúvidas entre os usuários do transporte público com relação aos itinerários das linhas. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza dispositivos informatizados que transmitem informações, em tempo real, de todas as linhas de ônibus que integram o sistema público de mobilidade.

    O site DF no Ponto, gerenciado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), permite consultar itinerários e linhas, inclusive com visualização dos trajetos e informações dos pontos de parada, além de disponibilizar, via sinal de GPS, a localização em tempo real dos ônibus. O DF no Ponto é atualizado sempre que há qualquer mudança na rede de transporte público.

    No site do DF no Ponto, o passageiro tem acesso a um portal com as informações completas de todo o serviço de mobilidade | Imagem: Reprodução

    “No site do DF no Ponto, o passageiro tem acesso a um portal com as informações completas de todo o serviço de mobilidade. É possível conferir todas as linhas do sistema, horários, itinerários e faixas tarifárias, por exemplo”, afirmou o subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus.

    A população do DF também conta com duas empresas credenciadas junto à Semob-DF que fazem a manutenção dos aplicativos Moovit e Citamobi. As empresas que gerenciam esses apps utilizam os dados disponibilizados pela secretaria para fazer, assim como o DF no Ponto, a divulgação em tempo real das linhas do sistema. Os aplicativos podem ser baixados, gratuitamente, na loja de download do celular do usuário.

    Boulevard entregue

    O aplicativo Moovit é um dos que têm parceria com a Semob para informar a população | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

    Desde que se iniciaram as obras para a construção do Túnel Rei Pelé, em 2020, foi necessário realizar algumas adaptações no fluxo de coletivos, como o desvio na rota para a Avenida das Palmeiras. Com a conclusão das obras e entrega do boulevard, o corredor exclusivo para ônibus construído no local inaugurou a operação na última segunda-feira (2).

    A partir de agora, os 97 coletivos de duas portas circulam pelas faixas de concreto que ligam a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Avenida Elmo Serejo. As duas pistas marginais e a passagem subterrânea também foram liberadas para o tráfego de 279 veículos que contam somente com uma porta. Com as entregas, a Avenida das Palmeiras volta a operar em sentido duplo.

    A entrega das obras de mobilidade urbana beneficia cerca de 52 mil passageiros diariamente, com mais segurança, conforto e comodidade. “Com essa importante entrega nós disponibilizamos uma quantidade maior de paradas e mais baias. Isso representa mais conforto para os usuários. A faixa central do boulevard, onde operam veículos de duas portas, disponibiliza os recuos para os ônibus. Então, é mais segurança para o usuário quando não obstrui o trânsito caso precise parar para embarcar ou desembarcar passageiro”, defendeu o subsecretário.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES