20.5 C
Brasília
domingo, julho 21, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Uemg publica edital do vestibular para ingresso nos cursos de graduação a distância

    A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) publicou nesta terça-feira (18/6) o edital do Vestibular Uemg/EaD 2024 com oportunidades para os cursos de graduação na modalidade a distância.

    O processo seletivo conta com 680 vagas em três cursos gratuitos: licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas e bacharelado em Administração Pública.

    A seleção será realizada em etapa única, com caráter classificatório e eliminatório, por meio de Avaliação Curricular do Ensino Médio, considerando as notas de Língua Portuguesa e Matemática.

    O edital prevê reserva de vagas para o Programa de Seleção Socioeconômica da Uemg (Procan), Inclusão Regional e candidatos surdos, com diferentes categorias e percentuais. Detalhes sobre os critérios de cada categoria, documentos necessários e cronograma completo estão disponíveis no edital, no site do vestibular.

    O curso de Pedagogia, oferecido pela unidade acadêmica de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), possui 150 vagas distribuídas nos polos presenciais de Abaeté, Carandaí, Frutal, Nanuque e Taiobeiras, cada um com 30 vagas.

    O curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, por sua vez, é oferecido pela Faculdade de Educação (FaE) e possui 210 vagas distribuídas nos polos presenciais de Águas Formosas, Belo Horizonte, Buritis, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Joaíma e Poços de Caldas, cada um também com 30 vagas.

    Já o curso de Administração Pública, da Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios (FaPPGeN), conta com 320 vagas nos polos de apoio presenciais em Buritis, Cambuí, Divinópolis, Ibirité, Ipanema, Jaboticatubas, Leopoldina e Poços de Caldas, cada um com 40 vagas.

    As vagas deste processo seletivo são provenientes do Edital 9/2022, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que possibilita a parceria da Uemg com os polos de apoio presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

    Para a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Welessandra Benfica, o Vestibular EAD reforça o compromisso da Uemg em contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade e das regiões de Minas Gerais.

    “Em função de sua estrutura multicampi e de sua missão integradora dos territórios mineiros, a Uemg utiliza o ensino a distância de modo a possibilitar maior capilaridade e propagação de suas ações no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão em Minas Gerais”, afirma.

    Reserva de vagas

    Das 680 vagas oferecidas pelo Vestibular EAD 2024 da Uemg, 50% vão ser oferecidas na modalidade de ampla concorrência, 45% serão destinadas ao Programa de Seleção Socioeconômica (Procan) e 5% à Inclusão Regional. A definição consta na Resolução 623, de 22/4 deste ano, do Conselho Universitário (Conun).

    Entre as vagas reservadas para o Procan, 21% são reservadas para candidatos negros; 3% para quilombolas; 3% para indígenas; 2% para ciganos; 16% para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas; e 5% para pessoas com deficiência.

    Com exceção da última categoria, todos os candidatos devem ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicos e precisam comprovar renda familiar bruta, por pessoa, igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

    Também haverá reserva de vagas para a Inclusão Regional, categoria que contempla pessoas que vivem em Minas Gerais e tenham cursado, integralmente, o ensino médio em instituições de ensino públicas, das redes municipal, estadual ou federal, sediadas no estado.

    Para o curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, metade das vagas será reservada a candidatos surdos ou com deficiência auditiva. Essa reserva de vagas vai ser aplicada concomitantemente com as demais modalidades.

    No Vestibular Uemg/EAD 2024, haverá uma taxa de inscrição de R$ 80, que deve ser paga até o dia 31/7. Candidatos pelo Procan e Inclusão Regional podem solicitar a isenção entre os dias 24/6 e 8/7; o período também se estende à reserva de vagas para pessoas com deficiência auditiva, no curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES