20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Unidade móvel de castração percorrerá regiões administrativas do DF

    Atenção, tutores de pets: sexta-feira (10) e sábado (11), a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF) fará os primeiros agendamentos do projeto Castra DF, que promove castração gratuita de cães e gatos, de forma itinerante. A ação também oferece cursos profissionalizantes voltados para esse segmento.

    Serão dois trailers e uma carreta rodando por todo o DF. Um trailer vai atender a população em geral, enquanto o outro será destinado a grandes plantéis – organizações não governamentais (ONGs) e protetores independentes com mais de dez animais. A primeira região a receber o projeto será Planaltina. Por lá, um dos trailers do programa ficará estacionado, nos próximos dois meses, no Parque Ecológico Sucupira.

    São 600 vagas para cães e 400 para gatos; cada tutor poderá agendar um animal por CPF
    “A castração é o método mais eficiente e ético para lidar com o problema de ninhadas não desejadas, evitando uma série de problemas ambientais”, pontua o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes. “Além disso, a castração cirúrgica traz inúmeros benefícios para a saúde dos animais.”

    Cirurgias

    Serão oferecidas mil vagas para a região – 600 para cães e 400 para gatos. O cadastro para as cirurgias será realizado presencialmente, a partir das 8h, até acabarem as vagas. O cadastro não garante a vaga, e o resultado final com a lista dos contemplados, bem como as datas das cirurgias, será publicado até o dia 13 no site da Sema.

    “Esta iniciativa, além de reforçar o compromisso da Secretaria do Meio Ambiente em defesa dos animais, reflete também todo o cuidado do GDF com os protetores, que se dedicam diariamente a esta nobre causa”, reforça a subsecretária de Proteção Animal da Sema, Edilene Cerqueira.

    As cirurgias serão realizadas entre os dias 14 deste mês e 30 de dezembro, de segunda a sábado, das 8h às 17h. Poderá ser agendado um animal por CPF, e o cadastro é exclusivo para moradores do Distrito Federal. Posteriormente, o projeto Castra-DF seguirá para outra região administrativa a ser divulgada em breve pela Sema.

    Procedimentos

    No dia marcado para a cirurgia, o pet vai passar por exames de sangue e cardiológico, para verificar sua saúde. Não haverá custo para o tutor. Caso o animal esteja apto, será submetido ao procedimento. Porém, se for detectado qualquer problema de saúde, a castração será cancelada, e o tutor, orientado a procurar o Hospital Veterinário Público (Hvep) ou médico-veterinário de sua preferência.

    Exclusiva para o atendimento de grandes plantéis, (grupos de mais de dez animais), essa unidade móvel tem a previsão de circular pelo DF a partir do dia 13. Serão 25 castrações por dia, em média. A ONG ou protetor independente que possui mais dez animais e que ainda não tem o cadastro na Sema poderá fazê-lo pelo site da secretaria.

    Carreta profissionalizante

    O Castra DF também terá uma carreta que vai levar à população cursos profissionalizantes na área pet. Serão oferecidos cursos de banho, tosa, estética de pets, administração e gestão de pet shops, hospedagem de pets, confeitaria para pets, cuidador e passeador de cães.

    Os cursos serão ministrados presencialmente e transmitidos ao vivo pelo canal da Sema no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCu4pMBv4pRI1GnuInWzvXOQ Moradores do DF que tiverem interesse em participar poderão se cadastrar, a partir do dia 13, presencialmente, no Parque Sucupira, em Planaltina. A capacitação está prevista para começar no dia 20.

    SERVIÇO:

    Site da Sema

    WhatsApp: (61) 98203-9251

     



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES