Por Ana Paula Oliveira
Os próximos quatro anos da política de Bonfinópolis de Minas foram oficialmente iniciados, neste 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal. Os moradores que não puderam comparecer à Câmara Municipal do município, puderam acompanhar pelo canal no youtube da Casa.
Até 2028, os vereadores Cíntia da Saúde (PV), Marcos Brandão (Pode), Zé Lúcio, Joca Palma (PSD), Dilsão (SD), Professor Glauber Loscha (Solidariedade), Welton Ratinho (Pode), Pedro César De Deuzair (SD) e Dadá Simões (PV) irão atuar nas seguintes frentes:
Legislativa: proposição, análise, discussão e votação de leis municipais e gestão de alguns impostos;
Fiscalizadora das ações da administração municipal no cumprimento das leis e do orçamento público;
Assessoramento ao Executivo: apoio e discussão acerca de políticas públicas a serem implantadas por meio do Plano Plurianual, da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Julgadora: apreciação das contas públicas de administradores e apuração de infrações político-administrativas cometidas por prefeito e pelos próprios vereadores.
Executivo
Após a definição da mesa diretora da Câmara para os próximos dois anos, o prefeito Manoel do Lima e a vice-prefeita Fernanda de Oliveira também assinaram a ata da Sessão Solene de Posse dos novos mandatos à frente a Prefeitura Municipal. Os dois políticos foram reeleitos com 65,47% do votos.
Entre as diversas ações, é de responsabilidade dos chefes do Executivo:
Gerenciar os recursos financeiros do município (arrecadar, administrar e aplicar os impostos da melhor forma); planejar e realizar melhorias locais, desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes; intermediar politicamente junto a outras esferas do poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local, entre outras funções que promovam o desenvolvimento local.
Empatia, dedicação e seriedade para com os eleitores foram as principais promessas nos discursos de posse. Representante da mulheres na política do município, a vice-prefeita ressaltou a importância da figura feminina em um universo ainda tão dominado por homens.
“Pesquisas apontam que a presença da mulher na política reduz a corrupção, melhora os serviços públicos, especialmente na educação e na saúde. Nós mulheres precisamos nos unir cada vez mais para a gente possa participar das decisões em todos os poderes”, disse, Fernanda Oliveira.
Confira aqui a galeria de imagens do evento