Hipertensos que tomam Losartana e Valsartana devem verificar se o lote dos medicamentos está entre os recolhidos pela Anvisa

3310
Captura de Tela 2019 05 24 às 23.08.52
Foto: Ana Paula Oliveira
Publicidade

A orientação é que os pacientes não suspendam o uso dos medicamentos e apenas façam a substituição o mais breve possível, caso o lote esteja na lista

Os moradores de Bonfinópolis de Minas, que têm hipertensão e tomam Losartana ou Valsartana  para controlar a pressão arterial devem verificar se os lotes dos remédios, que estão em casa, estão entre os 200 que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retirou do mercado em todo o país.

De acordo com a notícia veiculada no Jornal Nacional, nessa sexta-feira (10), os lotes recolhidos dos medicamentos estão contaminados e contém impurezas que podem aumentar o risco de ter câncer, mesmo que, segundo a Anvisa, a longo prazo e em baixos níveis de contaminação. A presença dessas impurezas foi descoberta na Europa, em 2018, segundo a instituição.

Outro ponto que a agência enfatizou foi que os pacientes não devem suspender o uso dos medicamentos, mesmo que estejam na lista. “Se o indivíduo parar de tomar o remédio, pode ter um aumento elevado da pressão, derrame cerebral, ataque cardíaco ou infarto do miocárdio”, ressaltou o presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Rui Póvoa, à reportagem do JN.

O farmacêutico Lucas Silva da Drogaria São Pedro, em Bonfinópolis de Minas, explicou que a Vigilância em Saúde do município já recolheu os lotes suspensos dos dois medicamentos e que os pacientes, que compraram os remédios na drogaria, há sete dias, podem fazer a troca. Passado esse prazo os consumidores devem entrar em contato no 0800 do fabricante para substituir o remédio. ”

Confira aqui a lista com os números de lotes dos medicamentos que devem ser substituídos. O número fica na caixa do medicamento. A Anvisa publicou, ainda, uma nota para tirar dúvidas dos pacientes sobre o assunto.