20.5 C
Brasília
quinta-feira, abril 24, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Minas aplica nesta quinta-feira (24/4) a segunda etapa do primeiro simulado de preparação para o Enem 2025

    O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play, aplica nesta quinta-feira (24/4) a segunda etapa do primeiro simulado da plataforma Enem MG, com as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática. Na terça-feira (22/4), foram aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

    Essa iniciativa tem como objetivo preparar aproximadamente 420 mil estudantes de 2.437 escolas da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Neste ano, além dos estudantes do 3º ano do ensino médio e do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os alunos do 2º ano e 2º período também participam do simulado, o que resultou na impressão de mais de 1,3 milhão de cadernos de prova, cartões-respostas e folhas de redação.

    “A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais inicia o primeiro simulado como parte das ações do Enem. Esta é uma iniciativa significativa para garantir que nossos estudantes estejam bem preparados para o exame”, comenta o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

    Os estudantes estão tendo a oportunidade de simular as mesmas condições que enfrentarão no Enem, tornando essa experiência essencial para o sucesso na prova oficial. Maria Clara Salomão, 17 anos, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Romero de Carvalho, em Pedro Leopoldo, destacou a importância desse suporte.

    “Eu quero cursar enfermagem. Para isso, estudo bastante e realizo vários exercícios, para saber em quais temas estou me saindo bem e em quais devo focar mais”, afirma a jovem sobre o apoio que recebe do Governo de Minas.

    Aplicação das provas

    Como no exame original, o simulado será aplicado em dois dias, abrangendo as quatro áreas de conhecimento avaliadas no Enem. No dia 22/4, os estudantes fizeram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, que teve como tema: “A importância da educação para a promoção dos direitos humanos”.

    Já nesta quinta-feira (24/4) serão avaliados os componentes de Ciências da Natureza e Matemática. As questões seguem a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma utilizada no Enem oficial.

    Para a professora de Língua Portuguesa da E.E. Romero de Carvalho, Vanessa Gonçalves, essa experiência é fundamental para que os estudantes compreendam como é estar imersos no exame.

    “Os estudantes precisam entender que as questões do Enem são diferentes do que costumamos trabalhar nas salas de aula. Muitas vezes, a prova envolve interpretação de textos extensos, e não questões abertas, o que pode ser um desafio se não estiverem preparados”, explica.

    Após a aplicação, as provas serão corrigidas pela plataforma Enem MG, que fornecerá relatórios e trilhas de aprendizagem personalizados para cada estudante. Esses relatórios ajudarão a mapear estratégias de aprendizagem, identificar áreas que precisam de reforço e sugerir conteúdos complementares aos estudantes.

    Todos os estudantes e professores da rede estadual podem acessar a plataforma neste endereço.

    Isenção Enem 2025

    O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem está aberto até a próxima sexta-feira (25/4). Os interessados deverão realizar o pedido exclusivamente pela Página do Participante, acessível pelo login único do GOV.BR.

    Estão aptos a solicitar a isenção os estudantes do último ano do ensino médio, aqueles que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES