A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou os pontos de vacinação e testagem dos mutirões contra a Covid-19 marcados para ocorrer neste sábado (15/10). Com a subida da taxa de transmissão para 1,04, a alta do índice próximo ao período das festas de fim de ano ligou o alerta para a possibilidade do surgimento de novas variantes.
Haverá locais de imunização na Asa Norte, Asa Sul, no Guará, em Taguatinga e mais 13 espaços em diversas regiões administrativas.
Como a taxa de transmissão do vírus atualmente é de 1,04, cada 100 infectados transmitem o vírus para, em média, outras 104 pessoas. O número precisa ficar abaixo de 1 para que a pandemia esteja estatisticamente mais controlada.
A realização do mutirão foi antecipada por Fabiano dos Anjos, diretor de Vigilância Epidemiológica da pasta, na quinta. Na ocasião, o gestor público frisou a importância da ida aos pontos de imunização. A iniciativa tem por objetivo elevar a proteção dos moradores da capital contra o vírus.
“Se há pessoas ainda se contaminando, é sinal de que elas não estão protegidas. No DF, temos um grande número de pessoas que a gente espera retornar às unidades de saúde para completar a vacinação. E vacinar é criar a barreira contra o vírus”, assinalou Fabiano.
Para evitar a volta dos momentos mais críticos da pandemia no DF, a secretaria orienta que pessoas com sintomas gripais dirijam-se às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a fim de realizar teste de detecção da doença e que toda a população complete o cronograma vacinal disponível para a idade.