20.5 C
Brasília
sábado, maio 11, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Azul lança oficialmente rotas regulares que ligam Minas Gerais aos Estados Unidos e à ilha caribenha de Curaçao

    A empresa aérea Azul Linhas Aéreas, em parceria com o Governo de Minas, lançou oficialmente nesta sexta-feira (23/6), em evento no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, mais dois voos regulares internacionais partindo de Minas Gerais. Um deles ligará a capital mineira à cidade de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e o outro fará o trecho entre BH e a ilha de Curaçao, no Caribe. Com a participação decisiva do governo, a inauguração das novas rotas amplia a oferta de voos para mineiros, facilitando o acesso direto a mercados importantes, impactando em novos negócios e na geração de empregos, além de incentivar o turismo.

    azul
    Foto: Tatiana Foureaux

    “Sabemos a importância de se estar conectado. No início do ano, lançamos uma política estadual para impulsionar conexões aéreas regionais, nacionais e internacionais por meio do fortalecimento do hub aéreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, negociando com as empresas. A chegada desses novos voos diretos representa facilidade logística para os turistas e, também, para quem deseja fazer negócios, potencializando a geração de emprego e renda”, disse o governador Romeu Zema.

    O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, também celebrou o lançamento dos novos voos. “O desenvolvimento do estado e seus municípios perpassa, dentre outros aspectos, por nossa capacidade de criar novas e sólidas conexões. As novas rotas alavancam a possibilidade de atrairmos novos investimentos, bem como impulsionam os já existentes em Minas Gerais. Isso tudo colabora para tornar o estado cada dia mais aberto, oferecendo uma melhor logística para os negócios. Além disso, também é um passo importante para o fomento ao turismo, já que aproxima e evidencia todo o potencial mineiro e aquece a economia”, enfatizou.

    ‘Veneza das Américas’

    De BH para Fort Lauderdale, serão três frequências semanais – às terças, sextas-feiras e domingos – partindo do BH Airport, às 12h30, com chegada prevista na cidade norte-americana às 20h. No sentido inverso, os voos acontecem às segundas, quintas-feiras e sábados, saindo de Fort Lauderdale às 20h, com pouso previsto em Belo Horizonte às 5h30.

    “Fort Lauderdale é conhecida como a ‘Veneza da América’ e conta com 37 quilômetros de praias paradisíacas, que cobrem oito cidades litorâneas. A localidade tem uma vida cultural agitada, com boa gastronomia e um clima excelente durante todo o ano. Viabilizar voos para que muitos brasileiros possam conhecer esse destino é o que torna a Azul a companhia aérea com a maior capilaridade do país, conectando clientes de diversos aeroportos aos nossos hubs”, afirmou Fabio Campos, diretor de Relações Institucionais e Aeroportuárias da Azul.

    O condado de Fort Lauderdale, que fica ao Norte de Miami, é uma porta de entrada, inclusive, para um dos destinos mais adorados pelos brasileiros. Miami é uma das cidades norte-americanas com maior parte da população formada por latinos. Entre porto-riquenhos, brasileiros, mexicanos e cubanos, eles representam 70% dos moradores.

    “Minas Gerais tem uma relação bem próxima com os Estados Unidos, seja comercial, empresarial ou pelo grande número de mineiros que vivem lá. Desde o início da atual gestão do Governo de Minas, sabíamos que seria importante para a economia mineira retomar essa ligação aérea. Trabalhamos junto com as secretarias estaduais, a Azul e a BH Airport para que isso ocorresse o mais rápido possível. Hoje temos a felicidade de inaugurar a rota Belo Horizonte-Fort Lauderdale, na Flórida. Com isso, Minas se aproxima ainda mais da maior economia do mundo, facilitando o comércio, os investimentos e o turismo”, afirma João Paulo Braga, diretor presidente da Invest Minas.

    Beleza e oportunidades no Caribe

    Os mineiros também poderão viajar para a região do Caribe em um voo direto. Na mesma solenidade, a Azul lançou o trecho entre a capital mineira e a ilha de Curaçao, um território autônomo do Reino dos Países Baixos (Holanda), juntamente com Aruba e Saint Maarten. O voo partirá de BH aos sábados, às 13h, chegando ao destino às 18h, retornando aos domingos, saindo da ilha caribenha às 8h30 e chegando às 16h em Belo Horizonte.

    Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport, celebrou o início das operações para Curaçao. “Estamos muito felizes em inaugurar uma rota direta do Brasil para o Caribe. Essa conquista reflete o nosso compromisso em oferecer uma ampla gama de opções de viagem para os nossos passageiros. Além de mais uma opção de voo, essa rota abrirá portas para conectar Minas Gerais e o Brasil a novas experiências e oportunidades de negócios. Que venham novos voos”, destacou.

    Já o ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Ruisandro Cijntje, destacou a importância para a ilha da ligação direta com o Brasil, por meio de Belo Horizonte. “Este novo voo direto é uma conquista muito importante para continuar a aprimorar a indústria do turismo em Curaçao. O voo da Azul oferece a possibilidade de mais turistas do Brasil virem experimentar tudo o que Curaçao tem a oferecer. Além disso, esta nova conexão também oferece mais opções de viagem aos nossos moradores”, afirma o ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Ruisandro Cijntje.

    O diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette, lembrou que, além do turismo, a rota direta abre um caminho a ser aproveitado pelas empresas mineiras. “O voo permite melhor acesso de produtos mineiros a umas das mais importantes regiões turísticas do mundo. A parceria de Minas com a Azul vem de longa data e está cada vez mais consolidada, aumentando a conectividade de Minas com o mundo, possibilitando a atração de mais investimentos e a geração de mais empregos para a população”, disse o executivo.

    Com mais esses voos, Belo Horizonte se consolida como o terceiro maior terminal brasileiro em voos internacionais. Em 2022, eram duas rotas para cidades de fora do país, ligando a capital mineira a Lisboa (pela TAP) e à Cidade do Panamá (pela Copa Airlines).

    Além dos novos voos da Azul lançados nesta sexta-feira, o BH Airport já opera frequências para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca, e começará em setembro os voos para Orlando (EUA), também pela Azul, e em novembro para Santiago, no Chile, pela Latam, podendo fechar 2023 com pelo menos sete destinos internacionais.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES