20.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 23, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Educação como caminho é o tema de mais um vídeo da campanha de fim de ano do Governo

    c44ccbd4 1cb4 418e 8871 8b6dd78ce918
    Frame de vídeo da peça da campanha que enfatiza o papel da educação

    A educação como caminho, símbolo de oportunidades e orgulho familiar é a característica de mais um filme da campanha de fim de ano do Governo Federal que vai ao ar nesta sexta-feira, 22 de dezembro.

    A peça retrata uma cena de família. Um pai chega à sua residência e encontra a filha que não via há tempos, e com quem havia se desentendido, sentada em uma cadeira junto à mesa da cozinha. Surpreso, ele pergunta: “Você aqui? Voltou para casa ou veio discutir de novo?”. A mãe acalma a situação e pede para que ele ouça a filha.

    A menina olha para o pai com orgulho e conta: “A sua filha vai cursar uma universidade, pai. Era o seu sonho, né? Eu consegui, pai. A gente conseguiu”. Na sequência, o pai se emociona, abre os braços, a filha corre até ele e os dois se abraçam.

    Investimento

    Ao longo de 2023, o Governo Federal reajustou valores e aumentou o número de vagas para bolsas da CAPES, do CNPq e do Ministério da Educação. O reajuste e as novas vagas aportaram R$ 2,38 bilhões ao investimento em bolsas em 2023. A ação favoreceu 335 mil bolsistas. As bolsas estavam sem reajuste havia 10 anos.

    O aumento foi de cerca de 40% para estudantes de mestrado e doutorado; os pós-doutorandos receberam acréscimo de 27%. O auxílio para a iniciação científica e à docência teve aumento de 75%. A Bolsa Permanência, direcionada a estudantes quilombolas, indígenas, integrantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) e alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica foi reajustada em cerca de 20%.

    Além disso, o número de bolsas oferecidas pelo MEC, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu), subiu de 218 mil para 275 mil, o que representa 26% de acréscimo. Mais de 250 mil bolsistas em todo o Brasil foram impactados.

    Densenrola do Fies

    Outra medida importante foi a sanção da lei que permitiu criar condições mais favoráveis para renegociação de contratos do Fies. No caso de inscritos no CadÚnico, foi concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida. Para os demais estudantes, os descontos chegaram a 77%.

    SourceSecom PR


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES