20.5 C
Brasília
domingo, maio 5, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Hemocentro Brasília deve lançar campanha para incentivar doação regular de sangue

    A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lança, nesta quinta-feira (1º), a campanha Junho Vermelho: Doe Sangue, Doe Vida, Doe Sempre. A ação é inspirada na campanha de 2023 da Organização Mundial de Saúde (OMS) de comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

    O Junho Vermelho é conhecido nacionalmente como o mês de conscientização à importância da doação de sangue. “As doações habituais são essenciais para atender pessoas que necessitam de sangue com frequência”, afirma o presidente da FHB, Osnei Okumoto.

    “Além disso, o plasma, um dos componentes do sangue, é matéria-prima para a produção de medicamentos usados no tratamento dos pacientes hemofílicos, que também são atendidos pelo Hemocentro. Então, gostaríamos de agradecer nossos doadores e convidá-los a continuar ajudando a salvar vidas”, complementa.

    Em 2022, 44,2% dos doadores do Hemocentro de Brasília doaram sangue regularmente, ou seja, realizaram duas ou mais doações em um período de 12 meses. O resultado foi maior que o de 2021, 40,4%. Porém a meta esperada pelo Hemocentro é de 45%, explica a gerente de Captação, Registro e Orientação de Doadores, Kelly Barbi.

    “O Hemocentro é muito procurado em datas pontuais do ano. Porém é importante lembrar que precisamos de doações durante o ano todo, pois boa parte dos que precisam de sangue são pacientes crônicos, ou seja, necessitam de transfusões contínuas como pessoas em tratamento contra o câncer ou com anemia falciforme, por exemplo. Lembrando que o Hemocentro é responsável por abastecer toda a rede pública de saúde do Distrito Federal”, enfatiza.

    Doe sangue

    O agendamento da doação de sangue é obrigatório e pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

    Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

    Durante a campanha do Junho Vermelho, a Fundação Hemocentro de Brasília vai contar com as seguintes apresentações:

    → 1º/6: Banda da Aeronáutica, às 9h30
    → 3/6: Quadrilha Pão com Ovo, às 15h
    → 13/6: Coral da AMBPC, às 8h
    → 17/6: Dupla Art Lima & Guto Mota, às 15h



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES