20.5 C
Brasília
sábado, abril 13, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Moradores do DF podem pedir recolhimento de entulho pelo telefone 162

    O morador do Distrito Federal que verificar o acúmulo de lixo em local irregular ou que quiser descartar inservíveis pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Distrito Federal pelo telefone 162 ou por meio do site do órgão e solicitar a remoção do entulho.

    Com base nas solicitações feitas pela população, o SLU estabelece o cronograma de remoção de entulhos em todas as regiões administrativas do DF

    Se o pedido for encaminhado por meio eletrônico, é possível mandar também vídeos e fotos do local, inclusive com denúncias que serão encaminhadas ao DF Legal para que sejam tomadas as providências, caso haja necessidade.

    De acordo com observação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), áreas de grande acúmulo de lixo têm a característica de surgir de uma hora para outra em pontos diversos.

    Com base nas solicitações feitas pela população, o SLU estabelece o cronograma de remoção de entulhos em todas as regiões administrativas do DF. Esse calendário é seguido pelas três subcoordenações regionais da autarquia, que são divididas da seguinte forma:

    → Subcoordenação Regional Norte
    Brasília, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Norte, Varjão, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Fercal, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II

    → Subcoordenação Regional Oeste
    Brazlândia, Samambaia, Ceilândia e Taguatinga

    → Subcoordenação Regional Sul
    Gama, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Santa Maria, Guará, Candangolândia, Jardim Botânico, Lago Sul, Park Way, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Águas Claras SCIA/ Estrutural, SIA e Vicente Pires.

    Para evitar o descarte ilegal, o SLU implementou o papa-entulho, que é um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para que os cidadãos possam depositar de forma gratuita restos de obras, podas de árvores, móveis velhos e material reciclável. Há 14 papa-entulhos disponíveis para a população do DF. Outros estão em construção em Samambaia, Santa Maria, Gama, Paranoá e São Sebastião.

    No entanto, cabe lembrar à população que o papa-entulho só recebe 1 m³ de inservíveis por pessoa a cada dia. Esse quantitativo foi determinado porque o equipamento tem o objetivo de atender pequenas demandas domésticas e não de grandes geradores e empresas.

    Já as transportadoras de entulhos devem fazer o descarte na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Cidade Estrutural. Todos esses transportadores precisam estar cadastrados no Sistema de Gestão de Resíduos do SLU e emitir Controle de Transporte de Resíduos (CTR) a cada demanda.

    O cliente deve ficar atento quando contratar uma transportadora para descartar entulhos para a emissão da CTR. O documento garante que o material vai ser descartado de forma correta, pois o entulho só pode ser descartado nas unidades de recebimento, para que seja dada baixa na CTR emitida. A URE funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 19h, para recebimento de Resíduos da Construção Civil (RCC).

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles