20.5 C
Brasília
terça-feira, maio 21, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Quer ver o eclipse solar? Planetário organiza observação coletiva

    Neste sábado (14), o Planetário de Brasília promove uma atração que tem tudo para atrair diferentes faixas de público: a observação do eclipse solar. Executada em parceria com o Clube de Astronomia de Brasília, a iniciativa terá como palco a Praça do Cruzeiro, a partir das 14h30, com entrada gratuita.

    Alguns equipamentos do planetário estarão disponíveis na Praça do Cruzeiro para que o público possa observar o fenômeno | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

    A observação do fenômeno requer alguns cuidados, como a utilização de equipamentos adequados, a fim de evitar danos à visão. Por esta razão, serão distribuídos óculos com filtros solares e telescópios serão disponibilizados para a apreciação do eclipse.

    “Acreditamos que ações como esta são fundamentais para popularizar a ciência e estimular as nossas crianças, adolescentes e jovens a seguirem carreira em áreas portadoras de futuro”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gustavo Amaral.

    Às 16h51 de sábado (horário de Brasília), a Lua estará alinhada entre o Sol e a Terra. Nos estados das regiões Norte e Nordeste, será possível ver o eclipse anular, que é quando a Lua se encontra no ponto mais distante de sua órbita da Terra – o que astrônomos chamam “apogeu”.

    Assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, o que possibilita a aparição de um anel brilhante. No restante do país, o fenômeno será visto de forma parcial. Nesse tipo de eclipse, os três astros se encontram bem alinhados na ocasião da fase nova da Lua, mas o Sol não fica totalmente encoberto pela Lua, restando apenas um anel visível do disco solar.

    Serviço

    Observação do eclipse solar parcial
    → Sábado (14), a partir das 14h30, na Praça do Cruzeiro (Eixo Monumental)
    → Entrada franca, com classificação indicativa livre.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES