20.5 C
Brasília
domingo, julho 21, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo

    Para ampliar a cobertura vacinal no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) investe em iniciativas que encontrem a população e facilitem o acesso aos imunizantes. Por isso, neste fim de semana, a pasta participa de evento no Estacionamento 10 do Parque da Cidade oferecendo vacinas para todas as idades, com o objetivo de que a população local atualize a caderneta de vacinação. Neste domingo (24), a ação – que integra as comemorações da Semana Nacional de Trânsito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – ocorrerá das 9h às 15h.

    Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos que forem ao local poderão se imunizar contra a covid-19, a gripe (influenza) e diversas outras doenças, seguindo o Calendário de Vacinação. Todos os outros imunizantes previstos na rede pública de saúde estão disponíveis, com exceção da BCG e da antirrábica para humanos, mas que podem ser encontrados nas mais de 100 salas de vacina que funcionam em dias úteis por todo o DF.

    ‌O objetivo da pasta é aumentar a cobertura vacinal do DF, principalmente com relação à proteção contra a covid-19, mas também de outras doenças, como a poliomielite, o sarampo e a rubéola. “A nossa grande preocupação são os esquemas infantis, porque muitos pais as levam para tomar a primeira dose e não retornam para fazer a segunda e o reforço”, explica a enfermeira e coordenadora da ação, Gabriela Barasuol.

    Para promover a imunização, há uma série de ações que levam as vacinas até a população. A deste fim de semana, por exemplo, visa atingir o público que frequenta o Parque da Cidade para se exercitar ou que já estava participando do evento em alusão à Semana Nacional de Trânsito, como o estudante de enfermagem Daniel Carvalho, 27 anos, que atualizou sua caderneta de vacinação.

    “Acho que muita gente tem dificuldade, às vezes, de se direcionar a um postinho de saúde para poder atualizar o cartão de vacina. Aqui é uma oportunidade para as pessoas que estão no seu ambiente de lazer se vacinarem também, é muito prático”, avaliou.

    ‌Cobertura vacinal

    Desde 2016, o Brasil registra queda na cobertura vacinal em todo o território. Até mesmo o sarampo, uma doença que já havia sido erradicada, voltou a aparecer no país em 2018.

    ‌Entre as estratégias da Secretaria de Saúde para aumentar os índices de vacinação no DF, ações externas realizadas em shoppings, parques, escolas e outros locais públicos têm sido muito importantes para aumentar o índice de vacinação da cidade, além de projetos como o Carro da Vacina e a divulgação de campanhas nacionais de imunização.

    ‌“Quando a gente sai do espaço da unidade básica de saúde, a gente garante mais acesso às pessoas. Quem não tem tempo na correria do dia a dia ganha a oportunidade de se vacinar aqui no Parque [da Cidade] ou em outros lugares públicos”, ressaltou a coordenadora da ação.

    ‌Em todo o Distrito Federal, há mais de 100 salas de vacina abertas em dias úteis e, semanalmente, são divulgados pontos que funcionam também aos sábados. Confira aqui os locais de vacinação.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES