20.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Aluno de Buritis vence etapa regional do Soletrando em Bonfinópolis

    Estudantes de seis escolas participaram da final da etapa regional de soletração de palavras. Os vencedores do 2º e 3º lugares são de Arinos e Natalândia 

    O estudante Yuri Samuel Cantuária de Oliveira,13 anos, do 8º ano, da  Escola Municipal João Joaquim Ramos, de Buritis, venceu a final da etapa regional do Soletrando. O evento foi no auditório da sede da Prefeitura de Bonfinópolis de Minas, na tarde dessa sexta-feira (7). Ele disputou o primeiro lugar, letra por letra, com Luís André G. Fonseca, do 8º ano, 14 anos, da Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares, de Arinos e com Sabrina Batista Gondinho, 13 anos, do 9º ano, da Escola Estadual Alvarenga Peixoto, do município de Natalândia. Desde o início do projeto, essa foi a primeira vez em que a disputa final fica entre dois rapazes.

    O vencedor Yuri Samuel ao lado da mãe.

    Yuri participa do Soletrando desde do início, em 2016, mas ainda não tinha estado entre os finalistas e nem na etapa regional. Além da bicicleta, que ganhou como prêmio, encheu a mãe dele de orgulho. A gari Eliane Cantuária ficou emocionada com a conquista do filho. “Ele não pega livros para ler, mas é bem dedicado. Sempre se sai bem em todas as matérias”, comenta.  Para o estudante, a vitória é só o começo de uma longa jornada. “Vou estudar bastante e garantir o meu futuro”, diz. O sorriso tímido de Yuri não escondia a alegria em vencer a disputa. Segundo o aluno, vai muito bem no português, mas sua matéria preferida é a matemática. O vencedor em 2º lugar também levou uma bicicleta e a vencedora do 3º foi presenteada com um tablete. Os prêmios foram doados pelo Banco Sicoob e Coagril de Unaí.

    A aluna Sara Jully

    A Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, de Bonfinópolis de Minas foi representada pela aluna Sara Jully Alves Brandão, de 14 anos, do 8º do ensino fundamental. Ela foi desclassificada depois de errar a soletração da palavra andança. “Acho que faltou mais conhecimento da palavra. Não sabia se era com S ou Ç. Faltou estudo e atenção”, reconhece. A estudante começou a competir a partir do 6º ano e, só agora conseguiu vencer toda a escola e competir pela etapa regional. Segundo a jovem, a nova experiência e exposição fizeram o nervosismo aumentar ainda mais. Agora, é se preparar para a próxima competição.

    Neste ano, dez municípios foram finalistas e Bonfinópolis de Minas sediou a etapa regional pela primeira vez. A secretária de Educação, Helena de Menezes, comemora a participação dos alunos na disputa. “Esse projeto desenvolve o aprender com as palavras e escrever de forma correta. São muitas palavras em três níveis, fácil, mediano e difícil. Os alunos se sentem motivados a aprender de forma lúdica e a ler de maneira mais autônoma”, explicou, secretária.

    O prefeito de Bonfinópolis de Minas, Donizete Antônio dos Santos.

    Na abertura do evento, o prefeito, Donizete Antônio dos Santos parabenizou os alunos pela participação e lembrou da importância de competir. “Vencer é muito bom, mas participar tem uma importância significativa, principalmente quando se está em busca do conhecimento. Aqui em Bonfinópolis a gente é muito engajado no melhoramento da educação. A educação é boa, mas nada é tão bom que não possa melhorar”, ressaltou.

    O Soletrando, que segue as mesmas regras do Soletrando do Programa do Luciano Huck, da TV Globo, foi idealizado pela Superintendência Regional de Ensino de Unaí, que implantou o projeto, por meio de Decreto. Os municípios de Unaí, Formoso, Arinos, Natalândia e Buritis estão confirmados na disputa do ano que vem. A sede da competição será o município vencedor desta regional, Buritis de Minas.

     

    O vencedor da competição com familiares e professores.

     

    O 2º colocado, Luis André G. Fonseca, familiares e professores.
    a 3ª colocada Sabrina Batista Godinho, familiares e professores.

     

    Alunos participantes com seus professores.

     

    Componentes da mesa
    O auditório da Prefeitura lotado.
    Prêmios.
    Alunos reunidos em comemoração ao terceiro lugar de Sabrina.
    Alunos das seis escolas participantes da etapa final da regional.

     

     

     

     

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles