20.5 C
Brasília
sexta-feira, junho 21, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Célia Morais anuncia melhorias na Câmara de Bonfinópolis de Minas

    As mudanças têm o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários, vereadores e oferecer mais conforto à população. Além disso, a nova presidente da Casa falou em aproximação dos vereadores com o povo em sua gestão

    A Câmara Municipal de Bonfinópolis de Minas está em recesso e deve retomar os trabalhos em 18 de fevereiro. Segundo Célia Morais, que tomou posse como presidente da Casa, em dezembro, está aproveitando a calmaria para tomar pé dos assuntos, agora, na nova função.

    Em conversa com O Diário Daqui, nessa terça-feira (15), Célia declarou que está aberta a novas ideias de atuação da Câmara de Vereadores, além de melhorias na estrutura do próprio prédio do órgão legislativo municipal. No final do mandato anterior foram devolvidos R$ 177 mil ao município. A nova presidente pretende aplicar os recursos repassados à Casa para melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários e também dar mais conforto ao público que participa das sessões plenárias e aos próprios vereadores.

    “Vamos trocar parte dos móveis, como as cadeiras do plenário. Inicialmente, a porta da fachada da Casa será substituída por blindex. Já foi feita uma cotação de preço para fazer a troca. É investir o dinheiro e arrumar a casa”, afirmou, Célia.

    O mandato de Célia Morais termina em dezembro de 2019 e a presidente da mesa diretora quer aproveitar ao máximo o ano de trabalho que tem pela frente para fortalecer diversas áreas. ” O papel do vereador é fiscalizar e aprovar projetos, mas eu penso muito além. Quero elaborar um plano de trabalho para a gente estar constantemente próximo à população”, disse.

    Associação Comercial

    A reativação da Associação Comercial do município parece ser um desejo de muitos, mas, até agora, ninguém se mexeu para fazer esse desejo se tornar realidade. “Já conversei com vários comerciantes, mas eles não se animaram. É um desafio, mas alguém deve assumir a reativação da Associação Comercial da cidade. Se ela estivesse aberta, nós poderíamos buscar parcerias com bancos para fazer um fundo de arrecadação dos comerciantes, por meio de consultas ao SPC e Serasa”, exemplificou, Célia.

    Produtores rurais

    Após o recesso da Câmara, a presidente deve se reunir com os moradores das fazendas sobre a produção de alho, pequi, kit irrigação para pastagens e fabriqueta de farinha. A possibilidade da criação de uma horta comunitária em produção permanente, também está entre os objetivos de mobilização da gestão de Célia Morais. “Às vezes falta organização. Os produtores rurais deviam começar a plantar cenoura, beterraba, alface, juntar essa produção e distribuir para as escolas. Cada um responsável pela produção de um tipo de legume ou folha”, disse.

    A espécie de cooperativa de produtores rurais, segundo Célia, já acontece na Unidade de Distribuição da Agricultura Familiar, no Bairro Brasilinha, mas, para ela “está faltando o pessoal se unir, envolver a zona rural, produzir em grande quantidade e ter um consumidor final”.

    Eventos beneficentes

    A partida solidária de futebol entre poetas e profissionais da imprensa, promovido para arrecadar alimentos e recursos para o Centro de Convivência de Idosos de Bonfinópolis de Minas, no último sábado (12), foi usada como exemplo, por Célia. “Com o apoio da Prefeitura e outras instituições, em prol do coletivo, do bem comum, podemos desenvolver eventos sociais. Pode ser uma cavalgada ou ciclismo beneficentes”, sugeriu.

    Perfil

    Nascida em Sagarana, pequeno distrito de Arinos, em Minas Gerais, Célia se mudou com a família para Bonfinópolis de Minas aos sete anos de idade. “Perdi meu pai muito nova. Desde pequena, sempre trabalhei para me manter, principalmente depois que ele morreu. Eu tinha 11 anos”, contou. Hoje, aos 38, casada com o também servidor público da Prefeitura da cidade Helder Brandão e mãe de Matheus, Maria Clara e Lucas Gabriel, tem mais um desafio para vencer.

    Chegou a morar por dois anos em Brasília, Distrito Federal, mas não conseguiu entrar no ritmo frenético da Capital. De volta, cursou técnico em serviço público pelo Instituto Federal do município de Paracatu e foi aprovada no concurso da Prefeitura de Bonfinópolis em 2003. Atuou na creche como monitora por três anos. De 2005 até dezembro do ano passado, trabalhou no INSS e, depois, com o Micro Empreendedor Individual (MEI), na Sala Mineira do Empreendedor, inaugurada em maio de 2018. No final do ano passado, pediu licença do cargo para se dedicar à presidência da mesa diretora da Câmara Municipal.

    Os 16 anos no serviço público serão aliados na nova empreitada. “É uma experiência muito boa. O pessoal da zona rural mesmo, a maioria me conhece. É muito gratificante poder ajudar. O aprendizado é uma coisa que ninguém nos toma”, ressaltou.

     



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES