20.5 C
Brasília
segunda-feira, junho 17, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Bonfinópolis de Minas recebe 30 títulos de propriedades rurais

    A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) entregou, nesta sexta-feira (24/6), 30 títulos de propriedades rurais a posseiros em Bonfinópolis de Minas, na região Noroeste do estado, por meio do Programa Estadual de Regularização Fundiária. A solenidade foi marcada ainda pela cessão de um trator à prefeitura municipal, no valor de R$ 190 mil, adquirido pela Seapa, por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

    Até o momento, a atual gestão do Governo de Minas já entregou 4.914 títulos de terras devolutas rurais do estado, em 63 municípios mineiros, a partir de um investimento de mais de R$ 8 milhões. Somente nesta semana, 85 documentos que atestam a propriedade de agricultores familiares foram emitidos. Além de Bonfinópolis, Curvelo e Inimutaba, ambos na região Central, tiveram 11 e 44 imóveis do tipo regularizados cada.

    O prefeito de Bonfinópolis, Manoel da Costa Lima, reconheceu os esforços da Secretaria de Agricultura para o progresso do campo. “Sem o documento da terra, como os agricultores podem fazer investimentos em um imóvel que não é deles formalmente? Então, agradecemos à Seapa pela dedicação e empenho. Tenho certeza que Minas Gerais vai crescer muito”, disse.

    Já o secretário de Agricultura, Thales Fernandes, lembrou também que o veículo cedido ao município contribuirá para a economia local. “Esse maquinário será muito útil na patrulha da prefeitura, trazendo renda e desenvolvimento para esta cidade, que tem esse viés agropecuário tão importante para Minas Gerais”, enfatizou.

    Legado

    O Programa Estadual de Regularização Fundiária atende a uma demanda histórica da sociedade. Com a propriedade das terras, os produtores rurais passam a ter acesso a uma série de políticas públicas federais, estaduais e municipais voltadas para a agricultura familiar e a crédito rural para investimento em melhorias das produções agropecuárias, garantindo cidadania, trabalho e geração de renda no campo.

    A agricultora Rita Isabel Santos Fonseca, de 54 anos, que cria aves e produz leite, comemora a vitória. “Para mim, é a realização de um sonho de longos anos. Já tem mais de 30 anos que eu moro na propriedade e não tinha documentos, enfrentando dificuldades com essa falta de documentação. Por exemplo, a gente não podia fazer financiamento, conseguir linhas de crédito para melhorar a produtividade”, relatou.

    Durante a solenidade de entrega de títulos, o secretário Thales Fernandes acrescentou ainda que a política pública corrobora para permanência das famílias no campo. “Isso realmente muda vidas. A segurança que a gente tem, de poder deixar um legado, saber que poderemos deixar a terra para nossos herdeiros, o patrimônio que vai ficar como resultado do nosso trabalho. Façam bom uso disso”, completou.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES