20.5 C
Brasília
sábado, maio 18, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Escolas e organizações da sociedade civil de Minas Gerais recebem cerca de 190 mil livros de literatura infantil do Leia com uma criança

    As secretarias municipais de Educação e OSC’s (organizações da sociedade civil) de Minas Gerais receberam 95.011 kits literários do programa Leia com uma criança, do Itaú Social, totalizando 190.022 livros. As obras valorizam histórias, pessoas e culturas negras e indígenas.

    Cada conjunto literário é composto pelos livros “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar”, da Editora Companhia das Letrinhas, com texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo; e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”, da Editora Panda Books, com texto de Tiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges.

    As inscrições ocorreram entre os meses de agosto e setembro. As secretarias de Educação e OSC’s puderam solicitar um kit para cada criança matriculada ou atendida.

    Pelo Brasil, a edição de 2022 da campanha alcançou mais de 1 milhão de crianças em 659 municípios, sendo que 74% deles (487) estão entre os mais vulneráveis do país, considerando indicadores relacionados à qualidade da educação, demografia e contexto social. Além disso, foram distribuídos 8.964 exemplares em formato acessível ou braile.

    “Buscamos democratizar o acesso à leitura de qualidade para todas as crianças, especialmente as que residem em localidades mais vulneráveis. Por isso, fizemos uma força-tarefa para que pudéssemos chegar até esses municípios e levar a literatura infantil, reforçando o potencial do livro como agente transformador, capaz de proporcionar diálogos inspiradores entre adultos e crianças”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

    Sobre o programa

    Iniciado em 2010, o “Leia com uma criança” – antigo Leia para uma criança – já distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES