20.5 C
Brasília
sábado, maio 18, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    5 razões para largar o cigarro pela saúde da sua pele

    Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que 34,3% das pessoas que fumavam aumentaram o consumo de tabaco desde 2020. Além disso, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que nove em cada 10 fumantes passaram a consumir cigarro antes dos 18 anos, enquanto o hábito afeta 24 milhões de adolescentes de 13 a 15 anos. No Brasil, esse vício já acomete 100 mil jovens, segundo o Hospital Oswaldo Cruz.

    Além dos inúmeros danos à saúde, o tabagismo também é um grande vilão do maior órgão do nosso corpo: a pele. Uma pesquisa da Universidade de Nagoya, no Japão, constatou que o cigarro gera uma queda de 40% na produção do colágeno, uma importante proteína presente no organismo que contribui para a elasticidade, hidratação e resistência da pele.

    “As toxinas do cigarro geram problemas que vão desde a queda da oxigenação e do aporte de nutrientes dos tecidos periféricos, até a diminuição da produção de colágeno, causando um ciclo de problemas no funcionamento cutâneo”, reforça Luís Maatz, cirurgião plástico, especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

    Para entender alguns dos diversos prejuízos do tabagismo à saúde da pele, o médico listou 5 fatos que farão você pensar duas vezes antes de colocar um cigarro na boca:

    Vasoconstrição

    É por meio do fluxo sanguíneo que substâncias importantes, inclusive o oxigênio, são transportadas para órgãos e tecidos. No entanto, as toxinas do cigarro diminuem a espessura dos vasos sanguíneos, deixando-os mais contraídos e dificultando a irrigação do tecido cutâneo, o que prejudica a oxigenação das células. “Para se ter ideia, um único cigarro já reduz o nível de oxigênio na pele por cerca de uma hora”, diz Luís Maatz.

    Cicatrização comprometida

    O cigarro tem forte ligação com complicações pós-operatórias, incluindo infecções de feridas. Com a vasoconstrição, o processo de cicatrização é afetado, já que as substâncias hidratantes não encontram o caminho em meio aos vasos finos, prejudicando o processo de recuperação e regeneração da pele.

    “Em cirurgias, os fumantes têm maior risco de necrose, tanto pela vasoconstrição como pelo efeito pró-trombótico. No caso da vasoconstrição, o fluxo sanguíneo periférico diminui em 30 a 40% em poucos minutos após a inalação da fumaça, comprometendo a oxigenação dos tecidos e a cicatrização”, complementa o cirurgião.

    Acne inversa

    A hidradenite supurativa, mais conhecida como acne inversa, é comum em fumantes. Muitas vezes confundida com espinhas ou furúnculos, a acne inversa é uma inflamação crônica da pele, caracterizada por inchaços e cistos profundos em áreas como axilas, mamas, virilha, genitais e glúteos.

    Segundo Luís Maatz, alguns estudos indicam que a nicotina altera a função das células imunológicas, gerando uma hiperplasia epidérmica, a ruptura dos folículos pilosos e, consequentemente, a acne inversa.

    Envelhecimento da pele

    Dentre os efeitos do tabagismo está o envelhecimento cutâneo, acelerando o surgimento de rugas, linhas proeminentes, flacidez, pigmentações amareladas, avermelhadas ou acinzentadas.

    “As toxinas do cigarro penetram nos fibroblastos (células da pele que produzem o colágeno), aumentando a produção da enzima metaloproteinase, que destrói estas fibras. Também aumentam a produção de radicais livres (moléculas instáveis que agridem a pele, acelerando seu envelhecimento)”, explica Luís Maatz.

    O hábito de fumar contribui ainda no surgimento de rugas labiais, o chamado “código de barras”. As marcas são uma consequência da repetição de movimentos dos músculos do rosto ao tragar.

    Para as mulheres fumantes, o risco de envelhecimento precoce da pele é maior, já que a nicotina interfere no fluxo do estrógeno (hormônio feminino que, entre várias funções, atua na síntese do colágeno e da elastina).

    Dermatite

    O cigarro tem forte relação com dermatite de contato alérgica, como o eczema nas mãos. Nos produtos, há diversas substâncias alérgenas presentes no filtro, no papel e no tabaco. Se já não bastasse, os adesivos de nicotina, para quem decide parar de fumar, também causam dermatite de contato irritante e alérgica.

    “Há diversos tratamentos que minimizam os efeitos estéticos, como aplicações de ácido hialurônico e toxina botulínica; a ritidoplastia (face lift) ou técnicas de microagulhamento. Entretanto, o melhor tratamento é parar de fumar, evitando os inúmeros prejuízos não só à pele, mas à saúde de forma geral”, finaliza Luís Maatz.

    SourceDR MAATZ


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES