20.5 C
Brasília
domingo, maio 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Governo de Minas e educadores criam regime de colaboração entre Estado e municípios

    O Governo de Minas Gerais oficializou, nesta terça-feira (28/2), por meio de as Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) para institucionalização de um regime de colaboração entre Estado e municípios. O protocolo de intenções firmado entre as instituições é importante sinalização para o fortalecimento da educação pública mineira.

    A novidade foi apresentada durante a 8ª edição especial do Café Com Prosa, evento realizado pela Undime-MG e pela SEE/MG. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve no encontro, que abordou ações conjuntas e diálogos constantes entre governo, cidades e setores representantes da educação, no âmbito estadual, nacional, regional e local, para que Minas seja, cada vez mais, referência nacional nessa área.

    A edição do encontro também marcou o anúncio do Programa de Promoção da Saúde Auditiva e Ocular “Miguilim”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

    Avanços

    Na reunião com educadores, o governador pontuo os avanços já conquistados na área da educação nos últimos quatro anos.

    “Quitamos a dívida do Fundeb, ICMS e IPVA com os municípios, o que soma R$ 7 bilhões, e continuamos pagando de forma corrente. Investimos recursos para melhoria da infraestrutura de mais de 1,4 mil escolas estaduais, melhoria da merenda e compra de equipamentos e mobiliários. Além disso, temos pela primeira vez um secretário de Educação que foi diretor da rede, o que me orgulha muito”, ressaltou o governador.

    Protocolo de intenções

    Entre os objetivos propostos no documento está a garantia de estruturação e fortalecimento de um regime de colaboração que promova a melhoria contínua da aprendizagem, em todo território mineiro, em todos os níveis e etapas, da educação básica ao ensino superior, que priorize o processo de alfabetização e de aprendizagem de todas as crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino.

    O protocolo foi assinado pelo secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e pelo presidente da Undime, Marcelo Wagner.

    “É uma ação de extrema importância para o Estado, principalmente após o período de pandemia, em que precisamos apoiar a rede municipal com a recomposição de aprendizagem, nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. Foi um grande passo construído de forma conjunta com a Undime. Além disso, junto à Secretaria de Estado de Saúde, conseguimos uma inovação, o Projeto Miguilim, para realizar triagem auditiva e visual dos estudantes das escolas estaduais e municipais”, explicou o secretário.

    Na oportunidade, também foram anunciadas outras estratégias da pasta, com objetivo de fomentar ainda mais a parceria com os municípios, como a devolutiva da avaliação diagnóstica que será oferecida aos municípios, e o programa de combate à evasão escolar que está sendo desenvolvido pela SEE.

    O presidente da Undime, Marcelo Wagner, agradeceu por poder alinhar com o governo esse protocolo para educação municipal.

    “Estamos construindo uma política estadual educacional forte. Este é o propósito do protocolo de intenções que assinamos hoje. A Undime é a representatividade da educação municipal deste país. Saímos deste evento vislumbrando o futuro com este protocolo de intenções. Muito obrigado”, comemorou o presidente.

    Também participaram do evento a secretária adjunta de Educação, Geniana Faria, a diretora executiva Suely Duque, além de público superior a mil pessoas, entre secretários municipais de Educação, superintendentes Regionais de Ensino e vários agentes apoiadores da educação e autoridades.

    Projeto Miguilim

    Depois da assinatura do protocolo, os secretários de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciaram juntos o Programa Miguilim, iniciativa inédita entre as pastas para levar saúde visual e auditiva aos estudantes das escolas estaduais e municipais em todo estado.

    O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, disse o quanto este projeto vai impactar na vida das famílias. “ A expectativa da SES é de investir mais de R $30 milhões neste projeto, que será pactuado dentro da governança do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse projeto nos impacta muito, esperamos logo ver resultados colhidos, com crianças desenvolvendo melhor e aprendendo mais”, ressaltou Fábio.

    O programa será implementado em todo território mineiro para oferecer triagem ocular e auditiva dos educandos no ambiente escolar; garantia de consultas e exames especializados em audiologia e oftalmologia, além de fornecimento de aparelhos auditivos e óculos.

    O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.

    Programação

    A programação do evento continuou ao longo da tarde desta terça-feira (28/2) e, nesta quarta-feira (1/3), terá participação de diversos dirigentes municipais e equipes técnicas das secretarias municipais e da Secretaria de Estado de Educação. O evento será transmitido no canal do YouTube da SEE/MG: @estudioeducacaomg8728.

    Undime

    A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília, no Distrito Federal.

    Quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz.

    Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com governos, sociedade, família, criança e jovem estão constantemente em pauta.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES