20.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 16, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Carnaval do Hemocentro: IgesDF promove campanha de doação de sangue

    O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está promovendo uma campanha para incentivar a doação de sangue entre seus colaboradores durante o mês de fevereiro. “Realizamos muitas campanhas entre nossos colaboradores. Esta é por uma causa nobre: a de salvar vidas. Esperamos que haja uma grande adesão e que possamos contribuir para aumentar os estoques do Hemocentro de Brasília”, destaca a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus.

    Arte: IgesDF

    A campanha Carnaval no Hemocentro é uma maneira de estimular a participação dos trabalhadores do instituto na doação a fim de promover a manutenção dos estoques. “O Hemocentro de Brasília trabalha com estoques estratégicos e dispensa hemocomponentes para 14 hospitais do DF e outros três hospitais federais, portanto temos consciência do quão importante é a doação”, esclarece a gestora.

    O presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto, reconhece a importância das campanhas: “Trabalho desde 1991 com hemoterapia pública e toda ajuda é bem-vinda”.

    O Carnaval no Hemocentro promoverá doações semanais, conforme o cronograma:
    → 7/2 (terça-feira), às 14h – Colaboradores do PO700 e do SIA
    → 14/2 (terça-feira), às 14h – Colaboradores do Hospital de Base
    → 28/2 (terça-feira), às 14h – Colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria

    Critérios

    Para ser doador, é preciso:
    – Estar em boas condições de saúde;
    – Ter entre 16 e 69 anos de idade;
    – Se for menor de 18 anos, só pode doar com autorização do pai, mãe ou guardião;
    – Pesar mais de 51 kg;
    – Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
    – Não ter feito endoscopia nos últimos seis meses.

    Quem está com sintomas respiratórios – tosse, coriza, dor de garganta ou outros sinais infecciosos – deve aguardar 15 dias após a recuperação completa dos sintomas para doar sangue.

    Covid-19

    Quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos dez dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato. E quem teve diagnóstico para covid-19 e apresentou sintomas deve aguardar dez dias após o fim desses sinais para se candidatar à doação de sangue. Se assintomático, o prazo de dez dias é contado da data de coleta do exame.

    Fique atento!

    Na hora da doação, é preciso apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

    Outras orientações

    – Durma bem na noite anterior;
    – Não consuma bebida alcoólica ou use narguilê nas 12 horas anteriores à doação;
    – Não fume duas horas antes da doação.

    Os telefones do Hemocentro para dúvidas relacionadas à doação são: 3327-4413/4447 e 99136-2495

    É preciso fazer agendamento prévio para participar da campanha, para a melhor organização do transporte. Os interessados devem enviar por e-mail nome, matrícula, telefone e unidade para o endereço: ascom@igesdf.org.br.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES