20.5 C
Brasília
domingo, abril 28, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Conferência Estadual de Saúde debate o futuro do SUS

    A 10ª Conferência Estadual de Saúde Conselheiro Paulo Roberto Venâncio de Carvalho (10ª CES) definiu propostas e estratégias para aprimorar o sistema de saúde pública e garantir o acesso universal e igualitário aos serviços nos próximos quatro anos. O encontro reuniu durante três dias, em Belo Horizonte, delegados eleitos nas conferências municipais, representando usuários, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A Conferência é realizada a cada quatro anos pelo Conselho Estadual de Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

    Nesta edição, a 10ª CES teve quatro eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”. Após os debates, os participantes se reuniram em plenárias deliberativas setoriais.

    Dentre as propostas estaduais aprovadas, destacam-se medidas relacionadas à participação dos conselhos municipais de saúde na contratação de terceirizadas, consultorias, contratos e convênios para garantir a transparência e o controle das ações da administração pública. Além disso, foi proposta a capacitação itinerante dos profissionais e a criação de conselhos regionais de saúde para descentralizar as atividades e fortalecer a comunicação social.

    Também foram aprovadas propostas para:

    Apresentação e participação do Conselho Estadual de Saúde nas comissões intergestores bipartite em nível micro e macrorregional, com maior participação tanto em nível micro quanto macrorregional. Essa medida busca alcançar mais clareza sobre as publicações das portarias e resoluções federais e estaduais que são referências para a utilização dos recursos financeiros, e, assim, garantir uma melhor aplicação e fiscalização do dinheiro público;

    Fortalecimento da comunicação social e combate à desinformação no âmbito dos conselhos de saúde, tendo como parâmetro a informação clara e precisa para a população. Além disso, a mobilização social será estimulada, levando em conta a realidade de cada território, para que a população se engaje ativamente nas questões relacionadas à saúde;

    Criação de seções regionais do Conselho Estadual de Saúde e descentralização das atividades. As seções atuarão em conjunto com os conselhos municipais, analisando solicitações locais e demandas de saúde específicas de cada região. A descentralização visa tornar a gestão mais eficiente e próxima da realidade de cada território, permitindo uma melhor adequação das políticas de saúde às necessidades locais;

    Fortalecimento e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e financiamento do transporte das equipes de saúde da família visando à garantia do acesso da população aos serviços de saúde, principalmente em regiões mais afastadas e de difícil acesso.

    Segundo Lourdes Machado, do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, essas propostas refletem a preocupação em melhorar a qualidade e a efetividade dos serviços de saúde em Minas Gerais. “Buscamos promover os valores democráticos e participativos do SUS, bem como a transparência, tendo como diretriz o direito à saúde para todos os cidadãos do estado”.

    Ainda conforme a conselheira, a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais mostrou-se um importante espaço de debate e deliberação, no qual representantes dos diversos setores da sociedade puderam contribuir para a construção de políticas de saúde mais eficientes e inclusivas. “O evento reafirmou a necessidade de defender o SUS como um direito fundamental de todos os brasileiros e de garantir a participação ativa da população na gestão do sistema de saúde”, completou Lourdes Machado.

    Os resultados consolidados no relatório final aprovado pela plenária da 10ª CES irão embasar a formulação das diretrizes para o Plano Plurianual de Saúde (2024-2027) e para o Plano de Saúde Estadual (2024-2027). Além disso, duas propostas por eixo temático serão encaminhadas à Etapa Nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, de 2 a 5/7. Será então analisado e votado o Relatório Nacional Consolidado, elaborado com base nos Relatórios das Conferências Estaduais e do Distrito Federal, além das Conferências Livres de âmbito nacional.

    Nessa quarta-feira (31/5), também ocorreu a eleição de pessoas delegadas para representarem Minas Gerais na etapa nacional. A escolha foi feita entre os participantes que tiveram uma frequência mínima de 75% nos eventos da Conferência Estadual.

    Conferencinha

    A Conferencinha, espaço dentro da Conferência Estadual de Saúde, também teve destaque. Voltada para crianças, buscou permitir que os pais participassem do evento sem se preocupar com a segurança e bem-estar dos filhos durante os debates. “Essa é uma chance para que os pequenos possam conhecer o que é uma política social de saúde, garantindo a inclusão dos pais que não teriam também como deixar seus filhos para que possam participar desse espaço democrático que é a Conferência Estadual de Saúde”, aponta a coordenadora da Conferencinha, a conselheira Aletéia D’Alcântara Gonçalves Silva.

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles