20.5 C
Brasília
segunda-feira, abril 29, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Governo lança campanha educativa sobre o uso de álcool e outras drogas com foco no Carnaval

    A Política sobre Drogas desenvolvida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) iniciou, nesta terça-feira (30/1), campanha virtual preventiva sobre prejuízos causados pelo uso de álcool e drogas, focada no período de Carnaval.

    A campanha traz orientações importantes sobre os principais problemas ligados ao consumo de álcool e faz alertas sobre comportamentos indesejados que podem ser potencializados pelo consumo de drogas lícitas e ilícitas.

    Uma outra vertente de ação é uma dica de segurança, um alerta sobre a importância de se ter amigos por perto que não vão te deixar na mão no meio da folia. Brincando com o slogan “Minas Gerais, na nossa folia ninguém deixará você pra trás”, os materiais chamam a atenção para a necessidade de um bom amigo por perto, que ajude a tomar boas decisões ou que possa minimizar qualquer risco relacionado a um já consumado uso de álcool.

    A ação virtual começou nesta terça-feira (30/1) e se estende até a quarta-feira de Cinzas (14/2). Haverá inserções nas redes sociais da Sejusp e, também, distribuição de mensagens para o público atendido pelos serviços da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod).

    Como destaca a subsecretária da área, Cláudia Leite, durante o Carnaval é comum que pessoas negligenciem os riscos do uso de álcool e outras drogas. “Para o folião curtir de maneira saudável, a informação correta é fundamental. A campanha educativa da Sejusp e Supod busca sensibilizar a população quanto ao uso de álcool no Carnaval e prevenir atitudes que geram danos à saúde física e mental, para que o folião não estrague sua festa e faça a melhor escolha”.

    Foco no Carnaval

    Também nesta terça-feira, outra ação da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, com foco no Carnaval, foi anunciada. É que o Governo de Minas lançou o Plantão Integrado Acolhe minas, uma ação inédita realizada pelo Estado na folia. No local, haverá atividades de prevenção e acolhimento relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

    No escopo de atividade do Plantão Acolhe minas, profissionais do Centro de Referência em Álcool e outras Drogas (Cread), da Supod, realizarão a acolhida e darão orientações, principalmente, para mulheres em situação de risco, devido ao consumo de entorpecentes.

    Vale ressaltar que, desde dezembro do ano passado, o Cread, que é um serviço de atendimento e ajuda ao usuário de drogas e sua família, acontece em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Portanto, no local, além dos servidores da Sejusp, também haverá a presença de alunos da extensão da universidade.

    O objetivo principal do Plantão Acolhe Minas é fornecer atenção especial às mulheres que precisem de apoio em situações de violência, especialmente em casos de importunação sexual. O serviço funcionará, de 10 a 13/2, das 10h às 19h, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Prédio Verde), localizado na Praça da Liberdade, na capital. Mais informações, aqui

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles