20.5 C
Brasília
domingo, maio 5, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Cemig passa a inserir clientes no Cadastro Positivo

    A Cemig começou, neste mês de maio, a comunicar o comportamento de pagamento de clientes ao banco de dados do Cadastro Positivo.

    Trata-se de uma base com informações relativas ao histórico de crédito e um conjunto de dados sobre obrigações financeiras de pessoas físicas e jurídicas.

    Com a iniciativa, os clientes da companhia passam a ser visíveis positivamente no mercado de crédito, o que beneficiará especialmente aqueles cujas contas de energia são habitualmente pagas em dia.

    A partir da inclusão, clientes com bom comportamento de pagamento junto à Cemig podem ser identificados pelos sistemas operadores de crédito, como bancos e financiadoras.

    Isso pode ajudá-los a obter melhores condições na hora de realizar suas compras, uma vez que a empresa compartilha o histórico de pagamento desses clientes com os birôs de crédito que fazem parte da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), em conformidade com a Lei do Cadastro Positivo e de Privacidade e Proteção de Dados.

    Desde 2019, o modelo de adesão ao Cadastro Positivo favorece mais de 22 milhões de pessoas no país, número que tende a aumentar com a entrada do setor de energia.

    O cadastro reúne o histórico de crédito de consumidores e empresas, como em financiamentos, empréstimos, comércio, cartões de crédito e contas como as de luz.

    Desta forma, empresas podem oferecer juros menores aos consumidores que pagam pontualmente suas faturas.

    Cadastro Positivo

    A inclusão no Cadastro Positivo é automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que se relacionam com o mercado de crédito.

    Para o cliente que deseja consultar o Cadastro Positivo utilizando seu histórico de pagamento, para ser reconhecido como bom pagador no mercado e aumentar suas chances de conseguir crédito e benefícios, basta se cadastrar gratuitamente em um dos sites dos birôs de crédito:

    – Serasa: serasa.com.br/cadastro-positivo

    – BoaVista: consumidorpositivo.com.br

    – Quod: quod.com.br/cadastro-positivo

    – SPC Brasil: spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor

    – TransUnion: transunion.com.br/pessoas

    Exercício da cidadania

    A iniciativa beneficia toda a sociedade, especialmente a população de menor poder aquisitivo. É o que explica Douglas Heleno Penaforte, gerente de Privacidade e Proteção de Dados da Cemig. “O Cadastro Positivo permite que o cliente seja identificado como bom pagador, mesmo sem renda comprovada, e tenha possibilidades de crédito com menores juros em empréstimos e financiamentos”, comenta.

    “Assim, boa parte dos mais de 9 milhões de clientes da Cemig e da população mineira economicamente ativa passa a ter, por meio do relacionamento com a companhia, uma forma a mais de exercer sua cidadania”, completa o gerente.

    Para mais informações sobre o Cadastro Positivo, acesse o portal da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES