20.5 C
Brasília
sábado, maio 4, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Emater-MG participa da 2ª Reunião da Plataforma pelo Agro Sustentável, no âmbito do Pacto Global

    O engenheiro agrônomo Márcio Stoduto de Mello representou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) na 2º Reunião da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável, realizada nesta quinta-feira (13/4), em São Paulo. Ele apresentou uma palestra com o tema Tratamento de Dejetos e Produção de Biofertilizantes. Na ocasião, o coordenador estadual de Fertilidade de Solo da Emater-MG demonstrou as vantagens da utilização das esterqueiras para a destinação dos dejetos líquidos de bovinos.

    “Minas Gerais é o maior produtor de leite do país, com 9,7 bilhões de litros por ano. Isso significa também uma imensa produção de dejetos, que se não forem adequadamente tratados vão poluir o solo e os cursos d’água”, lembrou Márcio.

    As esterqueiras, segundo ele, são uma boa solução para esse problema ambiental, pois, com a fermentação, a matéria orgânica estocada nos tanques impermeáveis transforma-se, entre 90 a 120 dias, em um rico fertilizante natural. Além da preservação dos recursos hídricos, os produtores que adotam essa tecnologia reduzem os gastos com os fertilizantes minerais e conseguem a melhoria da qualidade do solo para o cultivo”, enumerou o coordenador da Emater-MG.

    De acordo com Márcio Stoduto de Mello, o investimento para a instalação da esterqueira em uma propriedade rural apresenta retorno financeiro no primeiro ano de utilização, devido à economia nos gastos com adubação.

    Com unidades em mais de 90% dos municípios mineiros, a Emater-MG conta com técnicos habilitados a orientar os produtores rurais na instalação e utilização das esterqueiras e do biofertilizante obtido a partir dos dejetos tratados. “Estamos na vanguarda da produção agropecuária com sustentabilidade”, afirmou o engenheiro agrônomo.

    Pioneirismo

    A Emater-MG é a primeira empresa pública de assistência técnica e extensão rural do Brasil a aderir ao Pacto Global, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O acordo prevê a implementação voluntária de estratégias nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. É, atualmente, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo, com mais de 19 mil membros em 160 países.

    A empresa estadual de assistência técnica e extensão rural já tem programas que se enquadram aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro do conceito ESG (Environmental, Social and Governance, ou seja, práticas de proteção ao meio ambiente, sociais e de governança nas organizações). Alguns exemplos são a geração de energia limpa e renovável em suas unidades; normas de transparência e anticorrupção; além da promoção da segurança alimentar e preservação hídrica no campo.

    A Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável reúne instituições públicas e privadas com o principal objetivo de encontrar soluções para garantir a segurança alimentar no Brasil e no mundo, com a adoção de práticas de produção sustentáveis.

    Saiba mais sobre as esterqueiras neste documentário disponível no Youtube.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES