20.5 C
Brasília
segunda-feira, abril 29, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Últimos dias para as escolas da rede estadual preencherem questionários do Projeto Socioemocional

    O prazo para que as escolas da rede estadual de ensino respondam aos questionários do Projeto Socioemocional, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está chegando ao fim.

    As duas pesquisas em andamento, que apresentam perguntas sobre o Clima Escolar e Habilidades Socioemocionais, são cruciais para o desenvolvimento do programa e devem ser respondidas até o dia 22/3.

    “Neste momento gestores, professores e estudantes estão participando do questionário de escuta do Clima Escolar e do questionário de escuta sobre os aspectos socioemocionais. É muito importante que todos participem, os resultados dessas pesquisas é que nos apontarão para os pontos principais que precisam ser cuidados no nosso estado, portanto fiquem atentos ao período que vai até o dia 22/3”, reforça a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade.

    A meta da SEE/MG é ouvir cerca de 400 mil estudantes e aproximadamente 20 mil servidores. O quantitativo tanto de professores, quanto de estudantes, representa 80% do recorte da pesquisa.

    Clima Escolar

    O primeiro a ser aplicado na rede estadual, o questionário sobre o clima escolar tem o objetivo de levantar dados e evidências sobre o ambiente das escolas possibilitando identificar pontos de maior vulnerabilidade.

    As respostas dos questionários são individuais e anônimas. Todas as informações coletadas serão tratadas de forma confidencial.

    São três modelos de questionário de clima escolar. No primeiro, direcionado aos gestores escolares, a participação é obrigatória.

    Este questionário contém tópicos específicos, construído junto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), parceira da SEE/MG, considerando aspectos relacionados à segurança e à prevenção de crimes. São perguntas como: “Na escola existe algum projeto de ação educativa realizado pela Polícia Militar que implica visitas à unidade escolar?”.

    As respostas irão subsidiar à SEE/MG e a PMMG na elaboração ações que já são desenvolvidas em projetos educacionais e no apoio à segurança da comunidade escolar.

    Já no segundo, para professores dos componentes de educação física, história, ciências ou biologia, matemática ou língua portuguesa, e no último, focado nos estudantes do 7° ano do ensino fundamental e do 2° e 3° anos do ensino médio, a colaboração é facultativa.

    Para esta pesquisa de escuta sobre o clima escolar, tanto os estudantes quanto os professores podem decidir se desejam participar, sendo voluntária sua adesão.

    Mas a SEE/MG ressalta que a colaboração de todos será fundamental e irá contribuir para o conhecimento da realidade e consequentemente com melhoria das condições de trabalho e da aprendizagem nas escolas da rede.

    Questionário Socioemocional

    Destinado aos estudantes do 6° e 8° anos do ensino fundamental e do 2° ano do ensino médio das escolas públicas estaduais, o questionário Socioemocional apresenta 120 questões com o objetivo de identificar e analisar as características socioemocionais dos indivíduos, abrangendo emoções, atitudes, valores e habilidades sociais.

    As respostas coletadas serão essenciais para orientar intervenções no âmbito do Projeto Socioemocional, bem como avaliar sua eficácia.

    Etapas do Projeto Socioemocional

    Após a coleta de dados, a SEE/MG realizará uma análise profunda, direcionando as ações do Projeto Socioemocional.

    Propostas de formação e outras atividades pedagógicas serão elaboradas, concentrando-se no desenvolvimento de competências socioemocionais como autogestão, autocuidado, autoconhecimento, empatia, cooperação e autonomia.

    Uma das etapas seguintes envolve a formação da equipe pedagógica que, por sua vez, acompanhará a implementação de ações voltadas para a melhoria do clima escolar e do convívio entre os estudantes.

    Sobre o Projeto Socioemocional

    Lançado neste ano, o Projeto Socioemocional é uma iniciativa da SEE/MG proposta pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Seu objetivo é promover ações de ensino-aprendizagem focadas na melhoria do convívio entre estudantes, reduzindo situações como bullying e violência escolar.

    O projeto busca estimular o diálogo, o respeito, a empatia, a inclusão e a amizade, contribuindo significativamente para o aprimoramento do clima escolar.

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles