20.5 C
Brasília
sábado, maio 4, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental oferece curso gratuito de Gestão de Resíduos e Consumo Consciente

    A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) irá abrir uma nova turma do curso “Consumo Consciente e Gestão de Resíduos”. O treinamento integra o Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental do Governo de Minas e estará disponível gratuitamente, entre 4/7 e 28/7, na plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Os interessados poderão se inscrever até 2/7, clicando neste link.

    O treinamento EaD tem como objetivo apresentar um panorama sobre a relação entre o consumo e a geração de resíduos. Serão abordadas as principais legislações que regulamentam o setor e apontados caminhos para que cada cidadão seja capaz de buscar opções mais sustentáveis de destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A primeira turma do curso, ministrada em março deste ano, registrou 3.454 inscritos e a expectativa, segundo os organizadores, é atingir um público ainda maior na próxima edição.

    A capacitação tem como público-alvo gestores municipais de meio ambiente, professores, estudantes, ambientalistas e demais profissionais que atuam em áreas relacionadas à sustentabilidade. “No entanto, não haverá restrição de público para inscrição. Qualquer cidadão poderá participar gratuitamente”, explica a gestora ambiental da Semad e uma das responsáveis pela elaboração do material didático utilizado na capacitação, Sophia Lins.

    Conteúdo programático

    Durante o curso, os participantes terão contato com os principais conceitos-base e legislações relacionadas à temática abordada, além de aplicações práticas e exemplos de reutilização de materiais e gerenciamento de resíduos em seu cotidiano.

    “Como educadores ambientais, queremos dar aos participantes a oportunidade de reflexão e revisão de suas atitudes, visando minimizar impactos negativos no meio ambiente. Afinal, entendemos que somos parte de um todo e cada atitude importa”, conta a diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Ana Cristina Silveira.

    Ao fim do curso, os participantes serão capazes de entender a problemática socioambiental do uso de materiais e da geração de resíduos e seus impactos; saber quais são as habilidades necessárias para gerar economicidade com o uso consciente dos materiais disponíveis, minimizando a geração de resíduos; destinar corretamente os resíduos gerados, minimizando seus impactos; optar por ter atitudes ambientalmente adequadas, visando o consumo consciente dos materiais, o reaproveitamento, quando possível, e a gestão de resíduos.

    Para aprovação, será necessária a obtenção de 60% do total de pontos distribuídos. O certificado será disponibilizado aos concluintes que atenderem aos requisitos de aprovação, dentro da distribuição de pontos proposta.

    Capacitação digital

    Lançado em março de 2023 pela Semad, o Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental conta com cinco cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponíveis na plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sisema.

    As formações oferecem conteúdos técnicos, com linguagem acessível e direcionadas a diferentes públicos. Também serão apresentadas estratégias pedagógicas que possibilitam a atuação em educação ambiental, na prática, de profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, conforme as necessidades, interesses e busca de soluções para problemas ambientais, com foco na sustentabilidade.

    Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, a sensibilização para mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente é fundamental, em prol do exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade e para práticas ambientalmente adequadas. “Por meio das capacitações ofertadas, a Semad busca contribuir na formação de indivíduos capazes de exercerem a cidadania de forma consciente e responsável”, afirma.

    Na avaliação do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, “as capacitações oferecidas pela Semad, aportam informações técnicas, além de recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados em Educação Ambiental, qualificando o trabalho do professor em sala de aula, além de contribuir para o público em geral que atua na área ambiental”.

    Trilhas do Saber

    Desenvolvida com a proposta de romper as barreiras geográficas e oferecer aos servidores do meio ambiente e parceiros externos uma formação contínua, a plataforma Trilhas do Saber – Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – se destaca especialmente pela oferta de cursos gratuitos a distância, colaborando na preservação e na melhoria da qualidade ambiental e no desenvolvimento sustentável em Minas.

    A ferramenta, que oferta formações semipresenciais ou totalmente EaD, além de repositório de conteúdo de cursos presenciais, foi idealizada pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Semad. Desde sua implementação, em 2009, o ambiente vem passando por transformações importantes, como a atualização para o Moodle 3.5, o que proporcionou melhorias no desempenho, no acesso, na navegação e na experiência dos usuários.

    Os 150 cursos já produzidos, tanto para o público interno quanto externo, estão organizados em seis categorias, com temas alinhados às demandas das unidades administrativas e com o objetivo de promover o conhecimento e o desenvolvimento das competências técnicas, essenciais e gerenciais.

    Acesse Trilhas do Saber e conheça os cursos disponíveis na plataforma.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES