20.5 C
Brasília
terça-feira, maio 7, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Trilhas de Futuro é destaque de Minas Gerais no segundo dia do encontro de governadores do Sul e Sudeste

    O 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) é também uma oportunidade para os governadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trocarem experiências, de forma complementar às discussões sobre pontos comuns e sensíveis aos estados.

    Neste segundo dia do evento, na capital fluminense, foi a vez de o governador de Minas Gerais, Romeu Zema apresentar o programa Trilhas de Futuro. Parceria público-privada de sucesso, a iniciativa já está fortalecendo o mercado de trabalho e o desenvolvimento econômico do estado.

    “Nesse momento, temos 140 mil alunos fazendo cursos técnicos em escolas particulares, que o Estado paga e ainda fornece auxílio alimentação e transporte. Hoje, as empresas encontram dificuldades para contratar pessoas qualificadas. O Trilhas de Futuro busca exatamente isso: a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho”, explicou.

    Zema ressaltou, ainda, a rápida execução do projeto para atendimento à demanda por mão de obra de qualidade. Com os parceiros, a formação ganha mais agilidade, sem que dependa, para começar, de instalação de novas unidades ou de realização de longos processos de contratação.

    “Tudo isso fica por conta do setor privado. É algo diferente e que já mostramos que dá resultado positivo. O programa foi lançado há dois anos e já temos profissionais formados por ele”, disse.

    Saneamento

    A universalização do fornecimento de água, o tratamento de esgoto e obras contra enchentes foram outros exemplos mencionados pelo chefe do Executivo mineiro. Os projetos, sem apoio de parceiros, representariam um custo direto de R$ 100 bilhões aos cofres públicos.

    “O Estado em dificuldade financeira, com toda certeza, não terá condições de levar isso adiante. Então, o Novo Marco do Saneamento, as concessões e as privatizações são fundamentais para que projetos importantes saiam do papel”, afirmou.

    Pacto Federativo

    No encontro, o governador Romeu Zema voltou a defender a revisão do Pacto Federativo. Ele lembrou que o governo federal, de forma unilateral, desonerou os combustíveis no ano passado com o objetivo de conter a escalada dos preços, o que provocou queda na arrecadação dos municípios.

    Como os estados que compõem o consórcio (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) respondem por 80% do recolhimento federal de tributos, o governador enfatizou a importância de uma prévia negociação com os governadores, que permitiria o estudo e alinhamento de compensações, por exemplo.

    “O que buscamos com o Cosud é fortalecer a representatividade e a força que temos no Brasil. Estados e municípios têm compromisso assumidos e planos sendo executados. Queremos desenvolver e ajudar todo o Brasil, mas não podemos ser penalizados”, afirmou.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES